sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/08/2019 | 10:06

Itajaí cria grupo pioneiro para investigar mortes por câncer

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, deu início a um grupo de trabalho (GT) para investigar as mortes por câncer. O grupo realiza encontros mensais e é pioneiro no Estado na busca de soluções para os problemas enfrentados pelos pacientes com câncer.

Além de investigar as mortes causadas pela doença no município, as reuniões do GT têm o objetivo de diagnosticar problemas enfrentados pelas pessoas que vivem e convivem com o câncer. O grupo tem ainda o intuito de propor soluções aos problemas identificados e, por meios legais e éticos, desenvolver ações para sensibilizar e influenciar a promoção de transformações necessárias ao tratamento dos pacientes.

Os participantes também monitoram o cumprimento da legislação federal 12.732, chamada de Lei dos 60 dias, que visa garantir o início do tratamento do paciente com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) em até 60 dias após o diagnóstico. Desde maio deste ano, Itajaí realiza o monitoramento dos casos de câncer por meio do Painel-Oncologia, entre outras ferramentas. Esse sistema reúne todas as informações existentes no Ministério da Saúde sobre os diagnósticos e tratamento da doença.

O GT conta com a participação da enfermeira responsável pelas doenças crônicas não transmissíveis da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Franciele Budziareck das Neves, da diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Greyce Mayer, da responsável técnica pelas estatísticas vitais da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Fernanda Piccolo, e do gerente do setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria de Itajaí, David Juan Francisco. O grupo de trabalho foi criado com base na Programação Anual de Saúde de Itajaí de 2019 e o próximo encontro ocorre dia 22 de agosto.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS