quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/07/2019 | 09:33

Itajaí promove ações de prevenção às hepatites virais

A Secretaria de Saúde de Itajaí promove nesta semana ações de conscientização sobre as hepatites virais nas unidades de saúde do município. As equipes estão realizando testes rápidos para detecção das hepatites B e C e atividades de prevenção e esclarecimento à população. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites (28 de julho) e faz parte da campanha Julho Amarelo.

As ações têm o objetivo de alertar os moradores para a importância do diagnóstico e tratamento das hepatites virais. Conforme o Ministério da Saúde, atualmente mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da hepatite e ainda não sabem, já que se trata de uma doença silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. Entre as hepatites, o tipo C é o mais prevalente e também o mais letal.

Neste ano, o município registrou 75 casos de hepatites virais, a maioria deles do vírus tipo C. Em 2018, foram 158 casos da doença, também com maior prevalência da hepatite C. A faixa etária mais atingida na cidade são pessoas entre 35 e 59 anos.

Além das atividades nas unidades de saúde, o Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CEREDI) promoverá oficinas de qualificação para profissionais de saúde sobre o diagnóstico das hepatites na Atenção Básica. A capacitação "Sensibilização ao Diagnóstico e Tratamento das Hepatites Virais" começa a ser ministrada na quinta-feira (25).

“A Vigilância Epidemiológica em parceria com o Departamento de Atenção à Saúde está promovendo essas ações de testagem rápida para aumentar a busca espontânea da população pelo teste e iniciar os tratamentos quando necessário”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jacqueline Koch.

O que são as hepatites:

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado. Não costumam apresentar sintomas, mas quando eles aparecem os mais comuns são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Os vírus da hepatite B e C são transmitidos por meio do sangue ou relação sexual. Por isso, é importante ficar atento aos cuidados nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação, manicure e pedicure ou tatuagem para que tudo esteja esterilizado, além de usar sempre preservativo.

O tratamento para hepatites é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como os testes rápidos para detectar a doença.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS