sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/07/2019 | 18:03

Município de Itajaí participa do projeto PlanificaSUS

O Município de Itajaí será unidade de referência do PlanificaSUS, projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Governo Estadual. Nesta segunda-feira (22), os profissionais de saúde da cidade participaram da apresentação do projeto no campus da Univali, em Itajaí. A ação conta com capacitações, oficinas e encontros para qualificar e fortalecer a Atenção Primária de Saúde na região.

O PlanificaSUS tem o objetivo de implantar a metodologia de Planificação de Atenção à Saúde, fortalecendo o papel da Atenção Primária e a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS. Ele é desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Planejamento em Saúde e Rede Cegonha, realiza o projeto na Serra Catarinense e na Foz do Rio Itajaí.

O projeto terá início em Itajaí ainda neste mês com apoio de servidores dos 11 municípios da região, que serão tutores e facilitadores dos treinamentos. As ações terão duração de 18 meses e várias etapas de qualificação, além de serem voltadas para as práticas do dia a dia dos profissionais, aprimorando as equipes em relação à organização e planejamento dos processos de trabalho.

No município, as primeiras unidades que receberão as capacitações com a rede Albert Einstein são a UBS Cidade Nova I e o Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem) nesta quarta (23) e quinta-feira (25). O objetivo destes encontros iniciais é fortalecer a atenção às gestantes de alto risco.

Além de aulas teóricas presenciais e online, os profissionais também poderão vivenciar as experiências na prática, dentro das próprias unidades de saúde.

“Estamos muito felizes de ser uma unidade de referência do PlanificaSUS, que é um processo de educação permanente para fortalecer a atenção primária à saúde. Essa iniciativa trará um enorme benefício na redução dos indicadores como mortalidade infantil e materna, doenças crônicas, entre outras situações”, destaca a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS