sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/07/2019 | 16:15

Casa da Cultura sediará 2ª Roda de Conversa pelo Dia Internacional da Mulher Negra

Uma forma de homenagear as mulheres negras de Itajaí. É com esse intuito que, na próxima quinta-feira (25), ocorre a 2ª Roda de Conversa pelo Dia Internacional da Mulher Negra. A Casa da Cultura Dide Brandão sediará o evento na sala de leituras, com início às 19h. O bate-papo é uma realização da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (CONEGI).

Temas como racismo, feminismo negro, educação, políticas públicas, acesso a ensino superior, cotas e afins serão debatidos.

A roda de conversa será mediada por Fátima Regina da Silva e Flavia Cristina Oliveira Santos. Fátima é atuante no movimento negro da cidade e vencedora do Prêmio Simeão de 2018 (leia mais). Além disso, é conhecida pelos serviços prestados voluntariamente à comunidade, representação sindical a nível estadual e federal e o trabalho como psicóloga principalmente em causas da saúde da população negra.

Flavia é advogada com ênfase em Direito do Trabalho, Administrativo, Ambiental, Direitos Coletivos Sociais e Culturais desde 2011. É mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na linha de pesquisa Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade.

O Dia da Mulher Negra é comemorado desde início do século 21 com audiências públicas, festivais, seminários, conferências e feiras. Têm por objetivo reafirmar a identidade, a história e a luta das mulheres negras brasileiras.

A Casa da Cultura Dide Brandão está localizada na rua Hercílio Luz, 655, Centro.

Reuniões do CONEGI

O Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (CONEGI) está, desde abril de 2019, com ações em andamento. As reuniões ocorrem nas segundas sextas-feiras do mês, às 14h, na Secretaria de Promoção da Cidadania e são abertas para a participação da comunidade. Junto de representantes, o Conselho pensa coletivamente nas políticas públicas voltadas à Comunidade Negra de Itajaí.

Já foram revistas a Lei de Criação e o Regimento Interno do Conselho, a fim de qualificar as atividades e ações. O objetivo é a garantia dos direitos dessa parte da população itajaiense que é expressiva e representativa.

Com a reforma administrativa do executivo municipal, o CONEGI passou a integrar a Secretaria de Promoção da Cidadania. A pasta municipal disponibiliza a parte administrativa e organizacional para que o Conselho desenvolva as ações.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS