quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/07/2019 | 17:24

Piçarraiá 2019: chef ensina receita de Canjica com Lombo de Porco

Começou a contagem regressiva para o Piçarraiá 2019. A festa com a maior canjica do Brasil servirá mais de duas toneladas à cerca de cinco mil pessoas. A expectativa neste ano é receber 35 mil visitantes entre 5 e 7 de julho. A tão esperada canjica será distribuída gratuitamente para o público no sábado (6/7), a partir das 13h. Inspirada na festa e no ingrediente principal do Piçarraiá, a Masterchef Vanessa Vagnotti, que possui uma risotteria na cidade, desenvolveu uma receita especial que traz a canjica como estrela numa versão diferente: salgada e com lombo de porco. A ideia é justamente trazer uma combinação inusitada com a canjica e que seja uma boa pedida para o Inverno. “Na última edição já preparamos um doce exclusivo para a festa, o Tiramissú de Canjica, e neste ano pensamos em ousar um pouco mais, preparando com o lombo de porco para mostrar como a canjica, tão tradicional em nossa região, é versátil. Com certeza, além de fácil, esse prato é delicioso”, comenta a chef. Ficou curioso para saber como preparar essa canjica salgada? A chef Vanessa Vagnotti compartilhou o passo a passo desta criação. Confira:

 

Canjica com Lombo de Porco

*Rende de 10 a 12 porções

 

Ingredientes

1 quilo de lombo de porco

500 gramas de canjica branca

2 copos de vinho branco seco

1 cebola

1 cabeça de alho

Ervas a gosto (tomilho, manjericão, alecrim, orégano e louro)

1 colher de sopa de sal

Pimenta a gosto

 

Modo de preparo

Primeiro é preciso temperar o lombo de porco de um dia para o outro (mínimo de 12 horas). Para o tempero da carne basta bater no liquidificador uma cebola, uma cabeça de alho, as ervas que preferir, os dois copos de vinho branco seco e uma colher de sal. Deixe o lombo de porco imerso nesse tempero dentro da geladeira.  No dia seguinte, cozinhe a canjica branca em três litros de água em uma panela de pressão por uma hora.

Enquanto isso, fatie em rodelas largas (de dois dedos) o lombo de porco e coloque em outra panela para cozinhar com mais dois litros de água e mais o caldo do tempero em que estava marinando. Deixe cozinhando por aproximadamente meia hora em fogo baixo até que fique macio para ser desfiado em lascas grossas.

Quando a canjica cozinhar, junte o lombo desfiado com o caldo em que foi cozido acrescentando mais ervas e sal a gosto. Se quiser, pode também descascar uma cabeça de alho e colocar os dentes inteiros para realçar o sabor. Cozinhe até que o caldo não esteja mais ralo. Sua consistência tem que ser de um caldo mais encorpado e os sabores devem estar bem homogêneos.

Dica da Masterchef:se tiver um caldo de carne ou legumes (feito artesanalmente) vale a pena usar no lugar da água do cozimento do lombo. Outra dica interessante para realçar o sabor é usar pimenta. “Eu gosto de finalizar (10 minutos antes do final da cocção), com uma pimenta defumada moída (pode ser páprica picante) e pimenta do reino preta e branca moídas na hora. Fica uma delícia!”, acrescenta Vanessa. A Canjica com Lombo de Porco estará disponível no menu do restaurante da chef, Risotteria Arancina, durante os dias de Piçarraiá.

 

Programação Piçarraiá2019

Sexta-Feira (5/7)

15h - Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos

19h à 0h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

 

Palco Principal

19h – Abertura Oficial com a presença da banda municipal, Tia Bilica e Tio Quirino, e o Casal Piçarraiá 2019.

20h – Apresentação de Danças Típicas

21h – Show Lucca & Gael

23h – Show Nacional Althair & Alexandre

 

 

Palco Cultural

20h – Show Jefferson Granada

21h30min – Show Banda Maria Fumaça

 

Sábado (6/7)

14h à 0h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

 

Palco Cultural

12h – Show Pra lá e Pra cá

13h – Distribuição Gratuita da Canjica

14h – Show Vibe Diferente

15h – Apresentação Cultural

16h – Show Infantil Trupe Bartholo

18h – Apresentação Cultural

19h – Show Lucas Diaz e Matheus Araújo

21h – Show Prefeitão

 

Palco Principal

21h – Show Nando e Leo

22h30min – Show Israel Lucero

0h – Show Nacional Rick & Renner

 

Domingo (7/7)

12h às 22h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

Palco Cultural

11h – Almoço festivo

11h – Show Ravena

14h – Bingo

15h – Apresentação Cultural

17h30min – Show Litero-musical Multidões

19h – Show Rogério Blum

 

Palco Principal

18h – Show Talagaço

21h – Show Expresso Rural


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS