sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/07/2019 | 17:42

Penha anuncia medidas de contenção de gastos e reduz horário de atendimento dia 8

A Prefeitura de Penha adota a partir de segunda-feira, 8 de julho, medidas administrativas visando a economia e a estabilidade dos serviços públicos. Em reunião com o secretariado na tarde desta terça-feira, 2 de julho, o prefeito Aquiles da Costa deliberou sobre essas medidas, que incluem a redução dos valores gastos em portarias, controle de pagamentos de horas extras e diárias. Economia com material de expediente e redução do horário de funcionamento em vários setores da máquina pública.

A medida inicia com a alteração do horário de atendimento da Prefeitura, que a partir desta segunda-feira, passa a ser das 12h até 18h; contratações também serão controladas durante o próximo semestre – mantendo a política de redução da folha empreendida por Aquiles. A iniciativa se estende às horas extras e liberação de diárias de viagens. No caso das portarias, somente exceções indispensáveis às diversas secretarias deverão ser tratadas diretamente com os secretários. Com essas contenções, o Executivo estima economia superior a R$ 200 mil mensais.

Aquiles e os secretários Jaylon Jander Cordeiro dos Santos (Administração) e Eduardo Bueno (Governo) destacam que escolas e creches da rede municipal, PA 24h e unidades básicas de saúde (os postos) seguirão com seus horários normais. A Secretaria de Serviços Urbanos também seguirão com sua equipe operacional das 6h às 12h, e o setor administrativo, das 12h às 18h. Trabalhos de empreiteiras terceirizadas não sofrerão redução.

O prefeito e o secretário da Fazenda, Leandro de Lima Borba, observam que contenções de gastos são comuns à máquina administrativa das cidades do litoral no segundo semestre. As medidas anunciadas se devem a três fatores: à queda de receita, à redução de repasses de recursos estaduais e federais e também aos eventos climáticos que Penha sofreu no início do ano.

De acordo com Aquiles, o impacto da reconstrução de Penha foi significativo após as enchentes de 17 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano, prejuízo compartilhado entre setores público e privado, e que foi sentido pela Administração Municipal. Sobre as medidas anunciadas, o prefeito pontua que elas são a forma de fazer gestão pública, possibilitando honrar com a folha de pagamento em dia.

Investimentos próprios

A equipe do Prefeito inaugura neste mês de 10 ruas, uma creche, uma ponte, um posto de saúde e a Praça do Pescador do Gravatá, além da reforma da Biblioteca Municipal Benevenuta Flores de Souza, todas dentro do programa de desenvolvimento urbano Acelera Penha. “Nós estamos diante de um panorama de necessidades versus prioridades”, aponta Aquiles. “Vamos executar as prioridades, e as necessidades serão cumpridas diante da previsão orçamentária, e assim poderemos manter esse ritmo de obras próprias”. Aquiles seleciona, entre essas prioridades, o próprio setor de Serviços Urbanos, junto da Educação e da Saúde.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS