sexta, 29 de março de 2024
Geral
Imagem cedida pela PRF
13/06/2019 | 11:33

Carga de arraias ameaçadas de extinção é flagrada na BR 101 em Joinville

Policiais rodoviários federais flagraram na manhã desta quinta-feira (13), na BR 101 em Joinville, cerca de 10 toneladas de carne de arraias de espécies ameaçadas de extinção.
 
Durante fiscalização a um caminhão baú placas de São Gonçalo/RJ, os policiais verificaram que na documentação da carga não havia carimbo de fiscalização agropecuária. Diante da suspeita de que a espécie de pescado fosse protegida, servidores da CIDASC (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de SC) e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) foram chamados e compareceram ao local. 
 
Os especialistas constataram a presença das espécies Atlantoraja castelnaui (Raia-chita), Atlantoraja platana (Raia-parda), Atlantoraja cyclophora (Raia-carimbada) e Rioraja-agassizii (Raia-santa) sendo quatro destas três espécies protegidas por estar ameaçadas de extinção. 
 
A captura destes animais, segundo informações do IBAMA, pode ter ocorrido em local onde a pesca é proibida. Estes agrupamentos de animais ocorrem geralmente no período reprodutivo e a sua grande maioria é constituída por fêmeas. A Raia-chita é típica da costa brasileira e sua população vem decaindo ao longo dos anos. 
 
Agentes da CIDASC e do IBAMA lavraram autos de infração por irregularidades sanitárias e pela pesca ilegal. Como a carga é perecível e segundo a CIDASC encontrava-se em boas condições para consumo humano, foi doada para diversas instituições beneficentes com o auxílio do Projeto Mesa Brasil do SESC.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS