quinta, 18 de abril de 2024
Geral
05/06/2019 | 15:45

Escolas de Penha se preparam para a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

Em setembro, Penha vai sediar o principal evento dedicado à Cultura Açoriana em Santa Catarina: o AÇOR, que chega à sua 26ª edição. A cada ano, a festa acontece numa cidade diferente, e em 2019, Penha a receberá pela segunda vez. Na programação do AÇOR acontecem apresentações culturais, exposições, gastronomia típica, palestras e oficinas, todas dedicadas a divulgar, discutir e promover a cultura açoriana. O evento é oganizado pelo NEA – Núcleo de Estudos Açorianos – em parceria com a Prefeitura de Penha e com apoio da FCC – Fundação Catarinense de Cultura.

Parte desta promoção da cultura açoriana acontece na educação: para integrar as escolas e creches de Penha no evento, o departamento de cultura da Prefeitura de Penha está promovendo a capacitação de alunos e professores da rede municipal de ensino, com objetivo deles participarem do AÇOR: “Cada unidade de ensino que quiser participar poderá fazer um apresenação ou montar um stand de exposição, ou ambos”, explica o diretor de cultura de Penha, professor Eduardo Bajara.

Desde maio, Bajara tem visitado as escolas e creches para trabalhar com os alunos, ensinando sobre a cultura açoriana e sua influência em Penha. “É um trabalho de educação, onde levamos conhecimento aos estudantes e professores, ensinando sobre as raízes da cidade, mas também esclarecendo o que realmente faz parte da cultura açoriana e o que é de outros povos que colonizaram a nossa terra”, detalha o professor.

Bajara acredita que a capacitação mantém viva a base cultural açoriana do município. “Quando habilitamos os professores sobre nossas tradições, fazemos com que ela seja ensinada as novas gerações e assim permaneça viva para as pessoas”, aponta. As escolas e creches (estaduais e particulares, inclusive) que quiserem participar do próximo AÇOR e ainda não fazem parte do programação de capacitação, podem entrar em contato pelos telefones 99129 2084 ou 3345 8986.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS