sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
31/05/2019 | 13:49

Vacina contra gripe influenza estará disponível para toda população

A partir de segunda-feira (03) toda população poderá se vacinar contra a gripe influenza. As unidades de saúde do município disponibilizarão a vacina durante o horário comercial até finalizar o estoque. Para se imunizar, é importante apresentar a caderneta de vacina ou documento de identidade.

A sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS), abrirá das 19h às 21h somente até esta sexta-feira (31), em função do último dia de vacinação para os grupos prioritários.

Dentre os grupos prioritários estão: idosos acima de 60 anos; crianças de seis meses até menores de seis anos; gestantes; mães no pós-parto (até 45 dias); professores; trabalhadores de saúde; doentes crônicos e policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Casos de influenza

Em 2019, Itajaí registrou três casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus influenza. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE-SC), dos 66 casos confirmados como influenza em Santa Catarina, 41 deles apresentaram algum fator de risco associado, reforçando a importância da vacinação dos grupos prioritários: 48,8% são idosos acima de 60 anos, 29,3% são portadores de doenças crônicas, 12,2% são obesos e 9,8% crianças menores de dois anos.

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais do município. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS