quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/05/2019 | 17:18

Pesquisa aponta que 78% da população de Penha aprova serviços do Pronto Atendimento 24h

Os serviços do Pronto Atendimento 24h são aprovados por 78% da população de Penha, participantes de três pesquisas sucessivas de satisfação promovidas em fevereiro, março e abril deste ano, pelo Instituto Santa Clara, responsável pela gestão do setor.  A sondagem, com 662 usuários do pronto atendimento, foi executava por uma empresa técnica de gestão e pesquisas, coordenada por Marcos Scarpato, e contrata pelo instituto.

Os números foram repassados segunda-feira, 27 de maio, ao prefeito Aquiles da Costa e também à secretária de Saúde local, Regiane Basso, que celebraram os resultados. Em janeiro, o índice de avaliação entre “bom” e “ótimo” aos serviços atingiu 90% em fevereiro; no mês seguinte, registrou 75%. Aquiles frisou a importância de, no período do pico da temporada, quando Penha está lotada de turistas e veranistas, o índice de aprovação ser tão expressivo.

A redução de 15 pontos percentuais na aprovação do mês de março, entretanto, embora ainda com aprovação de 75%, foi sentida pelo prefeito e equipe, mesmo antes de a pesquisa ser finalizada. Já em abril, iniciaram as medidas visando melhorar a prestação do serviço. O prefeito cita que a observação das demandas das redes sociais auxiliou a Administração Municipal a corrigir os rumos.

Já em março, a empresa de pesquisas dividiu a pergunta “como você avalia o atendimento do PA 24h de Penha?” em quatro questões relacionadas entre si, medindo a satisfação popular acerca do atendimento médico, do atendimento do setor de enfermagem, da recepção do setor e da estrutura física. Nos quatro quesitos, a menor avaliação foi a da estrutura – mesmo assim, atingindo 57%; os demais itens superaram os 70% entre “bom” e “ótimo”.

O prefeito Aquiles frisa que a partir desses números, e também das demandas apontadas pela comunidade nas redes sociais, é que a Administração Municipal vem implantando melhorias urgentes no PA 24h – entre elas, a classificação de risco dos atendimentos e adoção de pulseiras para atendimento, curso de humanização, raio-x 24h, urna de sugestões e exames laboratoriais 24h. A Prefeitura ainda solicitou ao instituto o serviços de vigias 24h para o prédio do pronto atendimento e instalação de um “Espaço Kids” com brinquedoteca para as crianças que aguardam atendimento.

Já a secretária Regiane Basso frisa que todos os 662 entrevistados estão identificados na pesquisa. Os entrevistados estão sob sigilo, mas todos os números à disposição. No trimestre fevereiro/abril, em que as pessoas foram entrevistas, houve total de 9.524 atendimentos totais no Pronto Atendimento. Os nomes e contatos dos pacientes para a entrevista foram fornecidos à empresa pesquisadora de maneira totalmente aleatória pelo Instituto Santa Clara.

Para o prefeito, os bons números mostram que a gestão do PA 24h está no caminho certo, e também indicam quais os itens que precisam ser melhorados. Aquiles observa que as medidas recentes de humanização, melhoria do acolhimento e novas regras para classificação de risco aperfeiçoarão ainda mais a prestação dos serviços.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS