quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/05/2019 | 10:07

Companhia pernambucana traz espetáculo e oficina para Itajaí e Balneário Camboriú

O espetáculo pernambucano O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” será apresentado em Itajaí e Balneário Camboriú pela primeira vez. A peça da Trupe Ensaia Aqui e Acolá (Recife-PE) é inspirada em um romance escrito em 1909 a 1912 e conta a trágica história de amor de Clotilde, emparedada viva pelo pai, por engravidar do galante Leandro Dantas. As sessões do espetáculo contarão com intérprete de libras para espectadores surdos e audiodescrição para cegos (verificar abaixo as informações detalhadas).

 

As sessões são gratuitas e acontecem nos dias 05, 06 e 07 de junho no Teatro do SESC-Itajaí e nos dias 12, 13 e 14 de junho no Teatro Bruno Nitz de Balneário Camboriú. A história do emparedamento da jovem é uma das lendas que fazem parte do imaginário recifense baseada na obra "A emparedada da Rua Nova", do escritor pernambucano Carneiro Vilela. O espetáculo trabalha elementos do teatro e do circo para contar sua própria versão, com desfecho diferente da obra original, com direito a referências à cultura pop e ao imaginário popular.

A classificação etária é de 11 anos e a duração da peça é 1h30.

OFICINA

Além do espetáculo a Trupe pernambucana irá trazer uma oficina de “mímica corporal dramática: a precisão e a comunicação do movimento cênico”. Ministrada por Jorge de Paula (Diretor/Ator/Arte-Educador), a oficina integra o projeto de circulação do espetáculo “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” e possui como base para o seu conteúdo programático as pesquisas do artista francês François Delsarte (1811 1871) sobre os centros estéticos corporais.

A oficina tem como objetivo principal treinar pessoas interessadas em vivenciar técnicas de preparação corporal, através do estudo de movimentos de expansão, contração, tensão, relaxamento, tempo, ritmo e respiração, para a composição de cenas mímicas.

A oficina será dia 08 de junho, sábado, no SESC-Itajaí, das 9h às 13h, e no dia 15 de junho, sábado, no SESC-BC, das 9h às 13h. Inscrições: karoline@subjetil.com.br ou (47) 9 9914-7396. Número máximo de participantes: 30 alunos.

 

Intercâmbio

Após as sessões dos espetáculos a Trupe Ensaia Aqui e Acolá (Recife-PE)  propõe o encontro e troca entre os artistas que compõem a trupe e artistas locais de cada cidade contemplada pelo projeto. Nesse encontro, os grupos poderão trocar experiências sobre os seus processos de criação artística, gestão e sustentabilidade para a manutenção de seus trabalhos.

O intercâmbio acontecerá nas duas cidades após a oficina, das 14h às 15h.

O projeto de circulação “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” conta com patrocínio da Petrobrás Distribuidora por meio do Ministério da Cidadania (Lei de Incentivo à Cultura) e circulará por Itajaí, Balneário Camboriú e Joinville.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS