quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/05/2019 | 13:50

Viabilizada pela Prefeitura de Penha, Apae estende especialistas à comunidade e atinge 3.600 atendimentos

A expansão do atendimento da Apae de Penha à comunidade rendeu excelentes frutos para pais e mães de portadores de necessidades especiais, registrando 3.604 exames ambulatoriais da equipe multidisciplinar contratada pela Prefeitura para prestar serviços à comunidade. A contabilização foi feita nesta quinta-feira, 23 de maio, pelo prefeito Aquiles da Costa e pela presidente da Apae local, Eudes Zanin, ao celebrar os resultados do projeto, que está em vias de regularização ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando seu custeio.

Desde novembro do ano passado, a Apae passou a abrir os trabalhos de clínica ambulatorial para a comunidade, com a expansão dos exames prestados por fisioterapeuta, psiquiatra, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistente social para portadores de necessidades especiais não matriculados na instituição – os quais são encaminhados pelos pais ou responsáveis à escola especial, situada na Rua Erechim, centro.

De acordo com o prefeito Aquiles, a Apae começou a se estruturar em novembro para expandir seu atendimento, e começou efetivamente em janeiro deste ano. Os 3.604 atendimentos são números do quadrimestre janeiro-abril, e mostram a evolução da procura da comunidade pela clínica pública da escola especial.

Os atendimentos mais expressivos são os de fisioterapia, com média mensal de mais de 500 sessões à população. Em seguida, os de psicologia e os de fonoaudiologia, todos com mais de 300 atendimentos. São seis especialidades, prestadas por oito profissionais contratados, segundo contabiliza a presidente Eudes.

Já a secretaria executiva Merci Teresinha do Nascimento informa que em geral, a demanda pelos atendimentos ambulatoriais começa nas Unidades Básicas de Saúde, as UBSs. O médico é que indica e encaminha para os profissionais, sob a supervisão da secretária Regiane Basso.

O sucesso da procura por parte da comunidade – independentemente de serem alunos da Apae ou não – amplia a Escola Especial como referência de tratamento e prestação de serviços. O prefeito Aquiles, entretanto, destaca que o custeio a partir de agora deverá ser assumido pelo SUS. A documentação necessária já foi repassada ao Governo do Estado, que a encaminhará junto ao Governo Federal.

Aquiles e Eudes frisam que a Apae de Penha recebe mensalmente R$ 20 mil da Prefeitura – desse índice, R$ 16 mil custeiam os especialistas clínicos, e ainda há o custeio dos veículos da Apae e tarifas diversificadas da escola. O prefeito entende que o encaminhamento será aprovado pelo SUS, mas frisa que antecipou o repasse, já em novembro, porque sentiu que a comunidade precisava mais do que nunca dessa extensão de serviços.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS