sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/05/2019 | 15:38

Itajaí promove mobilização contra dengue neste sábado (25)

Itajaí promove neste sábado (25) uma mobilização contra dengue em vários pontos da cidade. O objetivo é conscientizar da população para o problema e conscientizar sobre os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti. Durante a manhã, servidores realizarão blitze educativas e agentes de endemias visitarão imóveis que estavam fechados durante a semana para orientação e eliminação de criadouros. Cerca de 100 pessoas participarão das ações.

A mobilização começa às 9h e segue até 12h em cinco pontos do município: São Judas, Cordeiros, São Vicente e Centro (Crescem, próximo à Univali, calçadão da Rua Hercílio Luz, Angeloni e Fort Atacadista). Nestes locais, os profissionais vão conscientizar a população com faixas, cartazes e distribuição de informativos. Além disso, um veículo da Defesa Civil vai circular com o personagem do mosquito Aedes aegypti para alertar a comunidade.

No sábado pela manhã, agentes de combate a endemias também visitarão residências que estavam fechadas durante a semana para orientação e eliminação de focos. Serão 50 servidores atuando nos bairros Cidade Nova, São Vicente, Cordeiros e São João.

“O objetivo dessa mobilização é chamar a atenção da população sobre a situação da dengue. Municípios da região estão com risco iminente de epidemia da doença e devemos ficar atentos também. A prefeitura está fazendo sua parte e os moradores precisam colaborar eliminando possíveis criadouros e não jogando lixo em terrenos baldios”, destaca a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

Além da ação deste sábado, o município segue com o mutirão de limpeza da campanha “Itajaí mais linda e bem cuidada”. A medida foi lançada em abril pelo prefeito Volnei Morastoni e está em execução pela Secretaria de Obras atualmente nos bairros Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros.

Casos de dengue

Neste ano, Itajaí registrou 20 casos autóctones (contraídos na cidade) de dengue e seis casos importados (contraídos em outras cidades) – no ano passado, nenhum caso positivo foi notificado. O mapa de casos do município mostra que a transmissão do vírus está ocorrendo em várias localidades, em especial nos bairros Cordeiros (5), São Judas (4) e São Vicente (3).

Para conter o avanço da doença, a Secretaria de Saúde intensificou a visitação das áreas afetadas e reforçou o alerta com os profissionais de saúde, entre outras estratégias.

“Também convocamos toda a comunidade para participar do ‘Sábado sem mosquito’, fazendo a verificação de seu quintal para eliminar recipientes que podem acumular água”, convida a diretora da Vigilância Epidemiológica, Greyce Mayer. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS