quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/05/2019 | 16:36

SERVIÇO: Vazamento de água - Saiba como identificar e comunicar à Emasa

No Serviço Emasa desta semana, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) traz informações sobre vazamento de água. É imprescindível saber que, em caso de vazamento de água na rede de distribuição, o consumidor deverá entrar em contato com a Autarquia pelos canais de atendimento, para comunicar o problema.

Se o vazamento estiver localizado na rede de abastecimento de água, é de responsabilidade da Emasa, que providenciará o conserto. Quando o vazamento é na tubulação entre o hidrômetro e as tomadas de água do imóvel, a responsabilidade de restauração é do proprietário da residência ou do estabelecimento comercial.

“Uma abertura de dois milímetros no encanamento desperdiça em média 3,2 mil litros de água apenas em um dia. Além do desperdício, um vazamento de água também pode alterar o valor da fatura, já que o cálculo é realizado com base na quantidade de água que chega até o imóvel”, disse o Gerente Financeiro e Comercial, Leonel Seara Neto.

Para comunicar um vazamento na parte externa do imóvel, esclarecer dúvidas e solicitar informações basta entrar em contato por meio dos canais de comunicação da Emasa - 0800 643 6272, Whatsapp comercial (47) 3261-0000, ou pelo e-mail atendimento@emasa.com.br. Se preferir, o consumidor também pode ir até o balcão de atendimento, localizado na 4ª Avenida, nº 450, Centro.

Dicas de como identificar vazamento

Com alguns testes rápidos e simples é possível detectar diferentes tipos de vazamentos:

- Para verificar um vazamento por meio do hidrômetro, basta não utilizar os sanitários, deixar abertos os registros das paredes (como banheiro), fechar todas as torneiras e desligar os aparelhos que utilizam água. O próximo passo é anotar o número ou marcar a posição do ponteiro maior do hidrômetro. Depois de uma hora é só verificar se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Caso isso tenha acontecido, existe um vazamento na casa;

- Se a suspeita de vazamento for nos canos ligados pela rede da Emasa é necessário fechar o registro na parede, abrir uma torneira alimentada diretamente pela rede externa (pode ser no quintal ou na lavanderia) e esperar a água parar de sair. Após deve-se colocar imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver a sucção da água do copo pela torneira é sinal de vazamento;

- Em torneiras, o vazamento é mais fácil de identificar: se a torneira continuar pingando enquanto fechada, há vazão.

- No caso do vaso sanitário, o teste é realizado jogando borra de café no vaso. Se a borra ficar depositada no fundo do vaso, não existe vazamento. Caso contrário, pode haver vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

- Na tubulação alimentada pela caixa d’água, é só não utilizar os sanitários, fechar todas as torneiras, desligar os aparelhos que utilizam água e depois fechar a torneira da boia da caixa para impedir a entrada de água. A seguir basta marcar o nível da água e verificar após uma hora: se o nível baixar, existe vazamento na instalação alimentada pela caixa.

A presença de manchas com mofo e umidade ou a mudança de cor do revestimento, azulejo ou pintura também pode ser um sinal quando o vazamento é na tubulação embutida na parede.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS