quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/05/2019 | 10:09

Itapema: Dia D de vacinação contra a gripe movimenta Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria de Saúde de Itapema realizou no último sábado (04/05), das 8h até as 17h, o Dia D de Vacinação contra o vírus da Gripe. Mais de cinco mil pessoas já receberam a vacina, correspondendo quase 50% do grupo prioritário. No dia, todas as dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município abriram excepcionalmente para imunizar todos aqueles pertencentes ao público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos, essa ação acontece para beneficiar as pessoas que não dispõem de tempo para comparecer à uma das UBS da cidade durante a semana. “O Dia D é uma forma de conscientizar essas pessoas a buscarem a prevenção de doenças. Com a abertura de todos os postos no sábado conseguimos facilitar os atendimentos a esse público. Aqueles que ainda não foram imunizadados podem comparecer em qualquer UBS para receber a dose da vacina”, salienta.

 

Durante a ação deste sábado mais de mil pessoas foram imunizadas em Itapema. De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Mariane Halpin, a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que iniciou no dia 10 de abril e se encerrar no dia 31 de Maio tem como objetivo imunizar 90% do grupo prioritário. “Em 2018, conseguimos atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar 90% da população-alvo”, destaca.

Mariane frisa que a vacinação vai além da prevenção individual. “Quem não se vacina não coloca apenas a própria vida em risco, mas de toda a comunidade que está inserido, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças imunoprevinível. Tomar vacinas em geral é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar a morte”, orienta.

É importante ressaltar que a vacina contra a Influenza não tem contraindicação, somente pessoas alérgicas a ovo não devem ser vacinadas. Lembrando também, que o Ministério da Saúde possui um calendário de vacinação especifico para recém-nascidos e crianças, bem como, pré-adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Por isso é fundamental manter a caderneta de vacinação atualizada.

Durante toda a Campanha as UBS do município disponibilizarão a vacina contra o vírus Influenza. “Para receber a dose, a pessoa do grupo prioritário deve apresentar o Cartão Nacional de Saúde, documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, caso tenha. Realço a importância de todos os pertencentes do grupo prioritário fazer a sua imunização, aproveitar essa oportunidade. Porque prevenção é a melhor solução”, finaliza o Secretário Municipal de Saúde de Itapema, Alexandre Furtado Kons dos Santos.

Quem faz parte do grupo prioritário?

Gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais (mediante prescrição médica), professores da rede pública e particular, profissionais da saúde, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas população indígena, privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens internados em instituições socioeducativas.

 

Onde se vacinar? 

UBS Ilhota – Rua 1208 s/nº

UBS Jardim Praia Mar – Rua 462, nº710

UBS Meia Praia – Rua 252, nº688

UBS Meia Praia II – Rua 294, nº 393

UBS Morretes – Rua 424 s/nº

UBS Sertão – Rua geral Sertão do Trombudo, s/nº

UBS Sertãozinho – Rua 902, s/nº

UBS Tabuleiro – Marginal oeste, Esquina com a Rua 601, s/nº

UBS Várzea – Rua 700, nº 169

UBS Centro: Av. Gov. Celso Ramos, nº 534


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS