quarta, 17 de abril de 2024
Geral
03/05/2019 | 10:15

Reestruturação farmacêutica vai facilitar acesso de moradores aos medicamentos

Itajaí deu início nesta quinta-feira (02) à reestruturação da assistência farmacêutica do município. A medida vai facilitar o acesso dos moradores aos medicamentos, além de organizar os serviços. Com a mudança, a Farmácia Municipal (antigo CODIM) passa a se chamar Centro de Especialidades Farmacêuticas (CEF), concentrando serviços especializados e medicamentos controlados. Já os medicamentos básicos serão distribuídos nas unidades básicas de saúde.

“Essa medida visa a reorganização dos serviços de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, tendo o cuidado ao usuário, o acesso e o uso racional de medicamentos como prioridade”, garante a gerente de Assistência Farmacêutica de Itajaí, Elizângela Paula Bombana dos Santos Chab.

No Centro de Especialidades Farmacêuticas (Farmácia Municipal), serão distribuídos medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado, medicamentos de Controle Especial (controlados pela Portaria 344/98), como Diazepam, e medicamentos de protocolo, como Clopidogrel e Enoxaparina. Os demais itens de responsabilidade da Atenção Básica passam a ficar concentrados nas unidades dos bairros para entrega aos pacientes.

Serão fornecidos nas unidades de saúde remédios para diabetes, hipertensão, dislepidemias, antibióticos, antiinflamatórios, medicamentos para dor e alergia, entre outros itens. O almoxarifado dará apoio às unidades para garantir o abastecimento dos estoques, que passam a contar com mais 10 itens básicos.

Ao todo, Itajaí disponibiliza 242 medicamentos para a população, sendo 108 deles distribuídos na Atenção Básica. A lista completa de remédios e como ficará a entrega pode ser conferida no fim da reportagem.

Descentralização de medicamentos controlados

A próxima etapa da reestruturação farmacêutica do município será a implantação de seis Polos Farmacêuticos Regionais, que farão a distribuição de medicamentos controlados. Os locais terão a presença de farmacêuticos para orientação da população. Atualmente, esses remédios são dispensados na Farmácia Municipal.

O primeiro polo farmacêutico será implantado ainda neste mês na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças, que fica junto à Univali. Além dos pacientes do posto de saúde, o polo fornecerá medicamentos controlados para usuários das unidades Dom Bosco, Fazenda, Praia Brava e Presídio Regional de Itajaí.

A descentralização começará com o fornecimento de insulina aos pacientes. Os demais polos serão implantados gradativamente até 2020.

“O objetivo da descentralização e reestruturação do serviço é melhorar o acesso dos usuários a todos os medicamentos básicos, que poderão ser retirados mais próximo de suas residências e de acordo com o serviço ofertado pelas equipes de saúde”, explica a gerente de Assistência Farmacêutica, Elizângela Paula Bombana dos Santos Chab.

Núcleo de Apoio Técnico

Também foi criado pela Secretaria de Saúde o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que fica ao lado do Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. O serviço passou a distribuir os medicamentos obtidos por meio de processos judiciais e também as negativas de itens não fornecidos pelo município.

As negativas são distribuídas somente pela manhã, das 7h às 12h. Já os medicamentos judiciais podem ser retirados das 7h às 12h e das 13h às 18h.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS