sábado, 20 de abril de 2024
Geral
02/05/2019 | 08:46

Laboratório Municipal completa um ano no Centro Integrado de Saúde (CIS)

O Laboratório Municipal de Itajaí completa nesta quinta-feira (2) um ano de atividades no Centro Integrado de Saúde (CIS). Desde a mudança realizada no ano passado, mais de 111 mil exames já foram realizados no local. A unidade é especializada em exames de alta complexidade, como HIV, Hepatites, Sífilis, Toxoplasmose, Citomegalovírus, Tuberculose, Carga Viral, CD4/CD8, Teste do Pezinho, entre outros.

“O Laboratório Municipal de Itajaí é referência na região na realização de exames da infectologia, como também teste do pezinho, dengue e outras patologias. Destaca-se pela utilização de equipamentos de ponta de uso exclusivo na rede pública de saúde. Dessa forma garantimos um exame rápido, preciso e altamente decisivo tanto para diagnóstico, quanto orientação e na manutenção de tratamentos”, afirma a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

Dentro os mais de 111 mil exames realizados pelo Laboratório Municipal, em torno de 11,4 mil foram para diagnóstico de HIV, 11 mil de Hepatite B, 10 mil de Hepatite C. A unidade conta ainda com uma sala humanizada para coleta de testes do pezinho – em um ano, foram feitos aproximadamente três mil exames.

No local também é realizada a leitura de lâminas de testes preventivos e de descarga mamilar feitos nas unidades da rede municipal, bem como a coleta de amostras para diagnóstico de dengue, chikungunya e zika vírus.

Além dos moradores de Itajaí, o Laboratório atende pacientes soropositivos da região da Amfri e de Blumenau para realização de exames de acompanhamento, que fazem parte do programa do Ministério da Saúde.

Atendimento adequado

A responsável técnica do Laboratório Municipal, Mércia Wahldrich Chiminelli, comenta que a mudança para o CIS proporcionou mais conforto aos usuários e qualidade no atendimento.

“O número de atendimento aumentou, mas as instalações estão melhores e mais adequadas. Oferecem mais conforto ao paciente nas salas de espera, melhores e mais salas de coleta, e área interna do laboratório e os equipamentos utilizados são adequados para o atendimento”, comenta Mércia.

O Laboratório Municipal também realiza exames para detecção de toxoplasmose e tuberculose, carga viral e CD4 para pacientes com HIV, teste do pezinho em bebês recém-nascidos.

O local conta com ampla recepção, salas de coleta, laboratórios integrados e sala de laudos em uma área de 620 metros quadrados, totalmente climatizada. Ao todo, 21 profissionais trabalham na unidade.

A unidade fica na avenida Adolfo Konder, 250, junto ao Centro Integrado de Saúde, no bairro São Vicente. O telefone para contato é (47) 3247-9780. -_


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS