quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/04/2019 | 17:12

Aniversário da Capela cria novo evento cultural em Penha

Um sucesso. É assim que a secretaria de turismo classifica a primeira edição da Armação Cultural, que aconteceu no último sábado, 27, no aniversário de 260 anos da Capela de São João Batista, em Armação. Proposto pela Associação de Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG) com apoio da coordenação da Capela de São João Batista, o evento foi patrocinado pela Prefeitura de Penha, que se juntou à organização, e já considera repeti-lo nos próximos anos.

“Acredito que temos a possibilidade de mais um evento permanente no nosso calendário”, aponta o secretário de turismo Edpo Cristiano Bento. “A Armação Cultural mostrou que é importante não apenas do ponto de vista cultural e educacional, mas também turístico, criando atividades que também são de confraternização e promovem o encontro das pessoas”, considerou.

Para o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, eventos como esse são importantes para valorizar a identidade da cidade, e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar a nossa história. “Penha tem um tesouro histórico e cultural que já é considerado patrimônio do próprio estado. Essa é a terceira igreja mais velha de Santa Catarina, o primeiro marco de colonização de toda a nossa região. Ao entrar na Capelinha, estamos pisando no mesmo chão que nossos antepassados de séculos atrás”, observou.

A solenidade de comemoração aos 260 anos da Capela contou, além das autoridades municipais, também com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Ana Lúcia Coutinho, que assegurou que Penha pode contar com o apoio do governo do estado não só na busca para restaurar a velha igrejinha, como também de promover a cultura local. “Também sou descendente de açorianos e tenho um carinho pessoal por essa causa”, disse.

Outra presença importante foi do historiador Edison D’Avilla, que veio especialmente para o evento e ressaltou a importância da Capela para a própria história de Santa Catarina.

Também durante a cerimônia, o prefeito Aquiles recebeu de presente uma cópia do quadro “Itupacoroyo”, do pintor francês Jean Baptiste Debret, que visitou Penha no século XIX, e em 1827 pintou a tela que hoje se encontra no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A pintura retrata a baia do Itapocorói como era na época, ressaltando as instalações da armação baleeira com a capela de São João dominando a paisagem, ao fundo. “Esse retrato feito por um dos mais renomados pintores do mundo é um verdadeiro tesouro histórico. Finalmente vamos ter uma cópia dele na Prefeitura, como deve ser”, apontou Aquiles.

Durante toda a tarde até a noite, o público pôde aproveitar diversas atrações em torno da Capela, a começar pelo Sarau Maré Popular, que trouxe diversas apresentações artísticas e relatos históricos sobre a história do antigo prédio. Stands também venderam produtos de culinária açoriana, assim como camisetas, livros, além de exposições de fotos e objetos retratando a cultura da cidade.

Após a apresentação do Coral Univali, a estátua do padroeiro São João Batista foi trasladada em rápida procissão da Capela antiga para a nova igreja; o historiador e professor Juliano Bernardes, atualmente vereador em Barra Velha, participou do traslado ao lado do presidente da Câmara de Penha, Everaldo dal Posso, o Italiano. Juliano é o principal pesquisador da festa em Barra Velha, assina livro publicado sobre a tradição com o também educador Valdir Nogueira, e integra a Irmandade do Divino Espírito Santo na cidade vizinha. A imperatriz da Festa do Divino de 2019 em Barra Velha, Lígia Barrim Rosa, também marcou presença na missa de aniversário.

O grande encerramento foi com o show do grupo Tarrafa Elétrica, que teve ainda participação da “Tartaruga de Mamão”, uma adaptação do folguedo do boi de mamão com uma temática ambiental própria da Praia Grande. O projeto, desenvolvido pela Univali em parceira com o próprio Tarrafa Elétrica tem preocupação de levar conscientização ecológica, além de homenagear a cultura local.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS