quinta, 18 de abril de 2024
Geral
30/04/2019 | 11:17

150 ruas e 250 caminhões é o saldo dos 10 primeiros dias do mutirão de limpeza

Com 10 dias da campanha “Itajaí mais linda e bem cuidada” o saldo é de mais de 150 ruas limpas e 250 caminhões de lixo e entulho recolhidos. O volume representa mais de 800 toneladas de material que não tiveram destinação correta. Entre os dias 15 e 29 de abril, três equipes da Secretaria Municipal de Obras trabalharam com exclusividade na retirada dos materiais, roçagem, limpeza e manutenção das vias.

A média é de 25 caminhões, 15 ruas e 80 toneladas de dejetos retirados por dia das ruas de Itajaí pelas equipes. Todo o material reutilizável é levado para cooperativas e o restante destinado ao aterro sanitário.

“Itajaí mais linda e bem cuidada” é uma iniciativa da administração municipal que envolve as secretariais em uma grande força-tarefa de limpeza da cidade e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha é referência em saúde pública, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente com investimentos de quase um milhão de reais.

A campanha espera percorrer, em sua primeira fase, todas as ruas do Município de Itajaí nos próximos 60 dias. Nos primeiros 10 dias de trabalho, o balanço mostra 70 ruas percorridas e 102 caminhões em Cordeiros, 30 ruas e 76 caminhões no São Vicente e 68 caminhões em 50 ruas no Cidade Nova.

Conscientização
Em vista dos abusos recorrentes com o acúmulo de lixos em determinados pontos da cidade, o secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, faz um apelo à população para a conservação do trabalho.

“Existem algumas áreas nos bairros em que fazemos a limpeza em um dia e na manhã seguinte já temos lixo acumulado novamente”, conta Dedé. “Devemos praticar mais nossa civilidade e cuidar do nosso município e nosso bairro. Deixar Itajaí mais linda e bem cuidada não depende só do poder público”, finaliza.

Além da ação de limpeza da Secretaria de Obras, a campanha prevê a conscientização dos moradores para manter a cidade limpa e não jogar lixo em terrenos baldios, nas ruas e nas margens dos rios.

Para isso, cerca de 90 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde vão orientar a população nos locais onde acontece o mutirão sobre o controle do Aedes aegypti e para evitar o acúmulo de lixo ou entulho. O objetivo é reforçar que o descarte irregular de materiais e resíduos contribui para proliferação de vetores que causam doenças.

Levantamento realizado neste ano também deixou a cidade em alerta para o alto de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O mosquito também é transmissor da febre amarela, uma doença grave, que está circulando no Estado, mas tem prevenção através da vacinação disponível nas unidades de saúde. A cidade, inclusive, tem intensificado a aplicação da vacina nos moradores da área rural e próximos de matas. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS