quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/04/2019 | 10:36

Cidades catarinenses atraem visitantes com programação de Páscoa

Foto: Divulgação / Osterfest 

O feriado prolongado atrai visitantes de todas as idades para as diversas atrações do período de Páscoa em Santa Catarina. Eventos voltados para a fé, a tradição e a cultura germânica ocorrem em todo o estado. Também há opções para quem busca entreter as crianças e degustar as delícias típicas dessa época do ano. Acompanhe abaixo a programação das principais cidades, elencadas por região turística.

Vale Europeu

Pomerode destaca-se como a cidade mais alemã do Brasil e realiza a 11ª edição da Osterfest, que iniciou em março e segue até este domingo, 21 de abril. A cidade veste um colorido especial para celebrar as mais genuínas tradições de Páscoa que os imigrantes alemães trouxeram de sua terra de origem. O evento conta com a Osterbaum, a maior árvore de Páscoa do mundo, enfeitada com 100 mil casquinhas de ovos naturais e o maior ovo decorado, com mais de 15 metros de altura. A festa ocorre no Centro Cultural da cidade de quinta a domingo, com atrações para todas as idades. O acesso é gratuito.

 Foto: Avipomerode/ Divulgação

Blumenau festeja a Páscoa até domingo, 21, com a Osterdorf, a tradicional Vila de Páscoa. A Vila Germânica, o Parque Ramiro Ruedizer e o Ginásio Galegão se enfeitam para receber os visitantes.

Entre as atividades programadas estão a Pintura de Casquinhas, Pintura de Orelhinhas de Coelho, Pintura Facial, Osterbaum, Cestinhas, teatro e contação de histórias, com destaque para a Ostergarten, a Horta Urbana. Além da horta, no espaço também é realizada uma oficina de plantio em casquinhas, compostagem e também distribuição de sementes para plantio em casa com dicas de sustentabilidade. Também no anel externo do Ginásio do Galegão é possível visitar a feira de artesanato com itens de páscoa e os brinquedos infláveis.

Na Sexta-feira Santa a Vila de Páscoa estará funcionando entre 10h e 21h. Mesmo horário que aos fins de semana. No domingo de Páscoa também estará aberta ao público, das 10h às 14h.

A Osterdorf é organizada pela Associação blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) em conjunto com o Parque Vila Germânica e a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. Conta ainda com patrocínio da Brandili e apoio do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o curso de Medicina Veterinária da Unisociesc.

Já Nova Trento apresenta a La Seconda Pasqualina, na Praça Getúlio Vargas, com diversas atrações musicais e culturais. O evento conta ainda com a presença do Coelho, oficina de pintura de casquinhas, comércio de produtos artesanais doces e decorações, árvores com 52 mil casquinhas. Ocorre até dia 21, das 18h às 22h.

 Foto: James Tavares/ Secom

O Santuário Santa Paulina realiza a celebração da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, às 15h. O local de peregrinação sedia ainda no domingo, 21, oito missas solenes em alusão à Ressurreição de Cristo, na Igreja Matriz São Vigílio (8h e 18h30), no santuário Nossa Senhora do Bom Socorro (10h) e no Santuário Santa Paulina (6h, 8h, 10h, 14h e 16h).

Grande Florianópolis

Florianópolis sedia na Sexta-feira Santa, 19, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo Movimento de Emaús há mais de 20 anos. O evento reserva momentos de reflexão e oração aos fieis e acompanha o trajeto de Cristo, desde sua condenação até a morte na Cruz. Haverá duas apresentações, uma às 17h30, e outra às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), na Agronômica. O preço do ingresso é de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada). A organização solicita a doação de alimentos não-perecíveis que serão entregues a duas entidades assistenciais.

 Foto: Arquidiocese de Florianópolis/Divulgação

Haverá ainda encenação da Paixão de Cristo ao ar livre, também no dia 19 de abril, às 17h, na escadaria da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade. O acesso é gratuito.

Costa Verde e Mar

Itajaí também entra no clima de Páscoa. A decoração temática para o feriado já está pronta na Praça Arno Bauer, no Centro. Haverá brinquedos para as crianças e um cenário com coelhos, ovos e cestas para visitação de moradores e turistas. Um gira-gira temático e um escorregador podem ser usados gratuitamente por crianças a partir de três anos.

 Foto: Marcos Porto/ Prefeitura de Itajaí

No cenário também há coelhos tridimensionais, cestos, cogumelo gigante, ovos de páscoa e grama sintética para diversão de crianças e adultos. O público poderá visitar o espaço até o dia 28 de abril.

A Praça Arno Bauer recebe ainda adereços temáticos montados pelos artesãos da cidade, como pinturas, coelhos, entre outras decorações para visitação do público. A Feira Culturada de Páscoa, promovida pela Fundação Cultural de Itajaí, acontece até o próximo sábado (20), com exceção da sexta-feira Santa (19). Diversos tipos de artesanatos para data estarão à venda das 9h às 18h, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão.

Mais de 20 artesãos do município divulgarão seus trabalhos na feira, que tem parceria com a Associação dos Artesãos de Itajaí e o Centro Público de Economia Solidária (Cepesi). Estarão à venda no evento guirlandas e artigos de decoração, peças de crochê, tricô, ponto cruz, quadros, patchwork, madeira, bordados, comidas artesanais, roupas para cachorro, biscuit, entre outros itens. 

Encantos do Sul

Garopaba realiza a tradicional encenação da Paixão de Cristo pela sétima vez. O evento ocorre na Sexta-feira Santa, 19, após a celebração das 15h, na igreja Matriz de Garopaba. A realização é do Grupo de Oração Jovem Juventude, Amor e Fé (GOJJAF), com apoio da Paróquia São Joaquim e da Prefeitura da cidade.

A cidade do sul do estado realiza também a 4ª edição da Feira Cultural Lagoa das Capivaras, na sexta-feira,19, e sábado, 20. Haverá novidades culturais e gastronômicas, além das tradicionais exposições de artesanato, apresentações artísticas e praça de alimentação com Foodtrucks. O evento contará ainda com oficinas culturais e uma programação voltada para as crianças.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS