quinta, 18 de abril de 2024
Geral
15/04/2019 | 09:56

Especialista fala sobre o bruxismo infantil e adulto e medidas para combatê-lo

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger dos dentes de forma involuntária pela aplicação de força da musculatura da região, podendo provocar dores de cabeça, faciais e até desgaste nos dentes, o que pode comprometer a saúde oral e a integridade da estrutura dentária. Ainda não se sabe completamente as causas que levam ao bruxismo, mas os tratamentos disponíveis podem ajudar.

 

Uma das causas sabidas do bruxismo é o estresse do dia a dia, funcionando como uma válvula de escape, o que traz varias injúrias para o paciente. 

O Dr. Márcio Passos, especialista no assunto, relata que o bruxismo é mais comum do que se imagina, acometendo inclusive crianças: "Em crianças é muito  comum haver casos de bruxismo, porém na troca da dentição de leite para a permanente, isso é interrompido. Caso o problema nao cesse e a criança passe a apresentar frequentes dores de cabeça, cansaço e dores próximas ao ouvido, deve-se intervir com tratamento, que seria feito a partir do uso de um aparelho móvel especial que permite o crescimento da arcada dentária durante o desenvolvimento da criança, o qual mantém os dentes separados, forçando o repouso da articulação e da musculatura.

 

O especialista também alerta para os principais sintomas característicos do bruxismo em adultos: "Se você observar que acorda com cansaço na face, dor na região do ouvido, perceber diminuição no tamanho nos dentes ou dor de cabeça, o ideal é procurar o seu dentista para usar um dispositivo que é uma placa miorrelaxante, ou seja, que proporciona um descanso aos músculos da face e força a articulação a entrar em uma posição de repouso e não deixar os dentes encostados, evitando o desgaste. Mas também devemos observar se isso ocorre durante o dia, apertar ou ranger os dentes. Nesse caso, você pode usar um dispositivo, tipo um alarme, para te lembrar de parar de apertar os dentes, e até mesmo o uso de um app, como o ‘Desencoste’, que ajuda bastante nessa questão”.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS