sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/04/2019 | 09:26

BC: Laboratório de Fitoterapia já distribuiu 4,5 mil produtos à população neste ano

Em 2019, o Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper distribuiu 4,5 mil produtos à população, entre chás, tinturas, xaropes, pomadas e sabonetes (até a primeira semana de abril).

Reinaugurado em 2017, o laboratório está em um prédio de 91,25 m² no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta (final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios). Desde então, produtos feitos com plantas medicinais pelo laboratório podem ser retirados gratuitamente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 18h. Para obtê-los, o interessado deve se cadastrar no Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), que fica também no Parque. É preciso apresentar o CPF. É permitida a retirada de até cinco produtos por pessoa.

A matéria-prima usada na elaboração dos fitoterápicos é cultivada no Parque. O laboratório, a farmácia fitoterápica e o horto de plantas medicinais do Parque fazem parte do Projeto Plantas que Curam, que funciona há mais de duas décadas. Conforme a diretora do Departamento de Fitoterapia, Nayara M. Hirsch, o laboratório é o único no Estado com infraestrutura e equipamentos necessários para produzir a variedade de itens que atualmente oferece. Segundo a diretora, a SEMAM planeja aumentar a produção e realizar estudos científicos com instituições de ensino relacionados à eficácia dos fitoterápicos no tratamento de patologias.

“Aqui, visa-se disponibilizar qualidade de vida por meio da oferta de produtos naturais e terapêuticos que auxiliam a manutenção e, muitas vezes, o restabelecimento do bem-estar físico e mental. A equipe é altamente competente e sente amor por esta tarefa que é coordenada por uma farmacêutica responsável por todo o processo de elaboração dos fitoterápicos. Não se produz apenas plantas, produz-se esperança e conforto à população que acredita em tratamentos alternativos”, diz Nayara.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS