sábado, 20 de abril de 2024
Geral
10/04/2019 | 09:21

Itajaí: Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (10)

Começa nesta quarta-feira (10) a Campanha de Vacinação contra a gripe em Itajaí. Neste ano, a novidade é a ampliação da faixa etária de imunização das crianças, que vai dos seis meses de idade até os seis anos incompletos. A meta do município é imunizar 53.919 pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

As primeiras doses serão aplicadas em crianças menores de seis anos, gestantes e mulheres no pós-parto (até 45 dias). Após o dia 22 de abril, a vacinação abre para os demais grupos: idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionário do sistema prisional.

“A vacinação é uma das medidas mais efetivas e seguras para a prevenção da influenza grave e suas complicações. Todo ano quem está no grupo de risco deve se vacinar, pois as doses são atualizadas com os vírus que estão mais circulantes”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Greyce Mayer.

A campanha de vacinação segue até 31 de maio em todas as unidades de saúde. O Dia D de vacinação será realizado no dia 04 de maio, quando todas as unidades abrirão ao sábado das 8h às 17h para imunizar a população alvo.

Além das unidades de saúde, a vacina contra gripe estará disponível também na sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS). O posto fica aberto das 19h às 21h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação. Para se imunizar basta apresentar a caderneta de vacinas ou documento de identidade.

Nesta terça-feira (9), servidores da Secretaria de Saúde de Itajaí receberam uma capacitação sobre a doença, destacando a prevenção e tratamento dos pacientes. Cerca de 100 profissionais de saúde participaram do treinamento.

Quais são os grupos prioritários:

-Idosos com 60 anos ou mais
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais
-Crianças maiores de seis meses e menores de seis anos
-Gestantes
-Mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto
-Trabalhadores de saúde
-Professores de escolas públicas e privadas
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
-População privada de liberdade
-Funcionários do sistema prisional


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS