sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/04/2019 | 17:35

BC: Município lança projeto-piloto "ABRAÇO à Vida nas Escolas"

Os alunos do Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira (1), quando na hora do recreio foram surpreendidos pela equipe do Programa ABRAÇO à Vida, que agora será extensivo às escolas. A ação tem a parceria da Secretaria de Segurança, que leva às unidades escolares a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. O evento que reuniu alunos, corpo docente, secretários municipais e o prefeito Fabrício Oliveira.

“É um programa que visa a proteção do nosso bem mais precioso, que são as nossas crianças, que estão expostas a todos os perigos, inclusive o perigo virtual, o perigo digital. Há exemplos aí no Brasil de verdadeiras situações muito preocupantes. Por isso nós estamos aqui e vamos fazer um ciclo de palestras envolvendo os pais, envolvendo os professores, envolvendo a escola, inteligência emocional, envolvendo a segurança. Vai ser um grande projeto de proteção emocional às nossas escolas e às nossas crianças”, falou o prefeito, Fabrício Oliveira.

O projeto-piloto do ABRAÇO à Vida nas Escolas é focado nos alunos do 8º e 9º ano que receberam da equipe de profissionais do Programa ação motivacional, animada pelo cantor Diogo Rosa – que é um dos personagens da campanha ABRAÇO à Vida, seguida de palestra com Maurício Rafael Moreno Coelho. Mais quatro encontros farão parte da ação na Escola. “Nesse primeiro momento o CEM Tomaz Francisco Garcia será a única escola a receber o Programa. Após esse primeiro encontro faremos uma avaliação e, ai sim, traçaremos um cronograma com os outros Centros Educacionais. Os temas abordados na palestra e nos próximos encontros - com data ainda não definida - serão autorresponsabilidade, cidadania, bondade e anseios”, contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

“A gente tem que resolver o problema na raiz. O ABRAÇO à Vida é para quem já estão no limite de sua existência e a gente precisa ir mais afundo. Esse problema começa na infância, na adolescência, quando acontecem o bullying, as diferenças sociais, onde você confrontando a todo momento. Então é de extrema importância que a Prefeitura esteja realizando esse programa nas escolas, como forma de prevenção”, falou o cantor Diogo Rosa. “Nós teremos alguns encontros semanais onde o principal objetivo é trabalhar com eles princípios e valores, como familiares, morais e sociais. Isso vai fazer com que a visão deles da escola, mude um pouco. Para que eles comecem a enxergar a escola como um lugar de amor, de capacitação, de acolhida”, completou o palestrante Maurício Rafael.

A Secretaria de Segurança iniciou paralelamente, e na mesma data, uma ação nas escolas, que tem como objetivo principal aproximar a Guarda Municipal da comunidade. Para isso uma guarnição do K9 acompanhada dos cães Nutella e Black, fará rondas nas escolas diariamente. As visitas seguem um cronograma, que não será divulgado à comunidade, por questões de segurança. “Os guardas entrarão nas escolas e farão rondas preventivas e ostensivas. Eles conversarão com os adolescentes, levando segurança e, também, colhendo informações sobre algo de errado que possa acontecer. O cão serve de estímulo a essa aproximação. A ação envolve também os Agentes de Trânsito, que já atuam nas ruas, em frente às unidades escolares”, informa o secretário de Segurança Pública, Davi Queiroz.

Também inicia no mês de abril, o cronograma de palestras nas escolas municipais, integrado com a Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP). As palestras são algumas das metas de curto prazo do Plano de Integração das Forças de Segurança, lançado no mês passado.

Saiba Mais

O ABRAÇO à Vida é um programa permanente do governo municipal, com objetivo de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. O programa adota estratégias de valorização à vida, onde todos os profissionais e entidades parceiros do ABRAÇO à Vida irão contribuir na superação e enfrentamento dessa condição.

O programa atende em regime de plantão 24h pelo telefone (47) 99982-2322, que também funciona pelo aplicativo Whatsapp. E, ainda, presencial no Espaço Família localizado na Rua Itália, 1059, Nações, das 13h às 19h ou no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), na Rua Bom Retiro, 1251, Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS