sábado, 20 de abril de 2024
Geral
29/03/2019 | 17:01

Itajaí reforça vacinação contra febre amarela nas unidades de saúde

Após a confirmação de uma morte por febre amarela em Santa Catarina, o Município de Itajaí reforçou a importância de vacinar a população contra a doença em todas as unidades de saúde. A partir de segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde também abrirá uma sala de vacina volante no Laboratório Municipal, junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), para vacinar a comunidade das 19h às 21h, de segunda a sexta-feira.

“Decidimos abrir essa sala volante para oportunizar mais horários aos trabalhadores que não conseguem fazer a vacina no horário comercial”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica, Greyce Mayer.

Além da vacina contra a febre amarela, a sala volante no Laboratório Municipal vai disponibilizar outras imunizações para colocar em dia a caderneta de vacina da população. Serão oferecidas as vacinas: VTV, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba; Hepatite B; Tétano e, após o dia 10 de abril, a vacina contra a gripe Influenza para os grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde.

Vacinação está em quase 60%

Somente neste ano, Itajaí aplicou 29.361 doses da vacina contra a febre amarela. Ao todo, já foram feitas 96.387 doses, atingindo 57% da população do município. Faltam vacinar 73.536 pessoas na faixa etária recomendada. “A comunidade deve ficar atenta, pois a doença já chegou ao Estado e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção”, ressalta Greyce.

Itajaí foi o primeiro município do Estado a lançar campanha de vacinação contra a febre amarela e segue com a intensificação da vacina em todas as unidades. Devem ser imunizadas pessoas de nove meses até 59 anos, que nunca tomaram a vacina. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica para a vacinação.

Para se vacinar basta procurar a unidade de saúde mais próxima com o documento de identificação ou a carteira de vacinação.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS