sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/03/2019 | 17:27

AMA Itajaí realiza atividades no mês de conscientização do autismo

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data ganhou visibilidade internacional e, inclusive, em alguns locais, amplia-se com mobilizações durante o mês todo. Em Itajaí (SC), a Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA Itajaí) promoverá diversas atividades. A programação contempla palestras, abordagens de sensibilização e um pedágio solidário em prol da entidade.

A palestra de abertura intitulada “Neurodiversidade: autismo e preconceito”, ministrada pelo psicopedagogo clínico e neuroterapeuta Marcelo Fernando Rutzen e pela psicóloga clínica Priscila Adriana Soares, ocorre nesta quinta-feira, dia 28 de março, às 19h30, no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí. O evento já está com inscrições esgotadas e reunirá profissionais de saúde, educação, familiares e demais interessados no tema.

No dia 2 (terça-feira), das 8h às 17h, voluntários da AMA farão panfletagem na Rua Hercílio Luz, no Centro, para chamar a atenção da população sobre as características do transtorno e também para a importância do diagnóstico precoce. O grupo prestará orientações em frente à Casa da Cultura Dide Brandão. Já no sábado, dia 6 de abril, haverá um caminhada na Hercílio Luz, com familiares, profissionais e apoiadores da causa. Neste dia a concentração começa às 9h em frente ao Píer Turístico, com saída às 10h rumo à Casa da Cultura. Grupos artísticos da cidade também terão participações especiais no sábado, encerrando com um abraço coletivo. Entre as atrações já confirmadas estão o Grupo de Percussão de Itajaí (GPI) que tem um trabalho de oficinas musicais para autistas, por meio de uma parceria dos cursos de Música e Medicina da Univali, e o Grupo Percussax.

No dia 13 (sábado), das 8h às 12h30, acontece o pedágio solidário da Associação, em pontos estratégicos do município, são eles: Avenida Sete de Setembro (Havan); Rua Indaial (Asilo Dom Bosco), Rua Estefano José Vanolli (Aníbal César), Avenida Campos Novos (supermercado), e Avenida Reinaldo Schmithausen (madeireira - sentido Centro).

AMA Itajaí

A AMA Itajaí nasceu a partir de um grupo de pais de crianças e adolescentes com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, frente aos desafios de garantir tratamento e atividades de desenvolvimento aos seus filhos, desde janeiro de 2017, reúne-se em prol da causa.


 

Atualmente, a AMA Itajaí conta com 90 pessoas associadas e não tem sede própria. Os encontros do grupo são realizados, periodicamente, ao menos uma vez por mês, em espaço cedido (sala) por um empresário parceiro, na Rua José Pereira Liberato, nº 284, no bairro São João, em Itajaí (SC), onde mães voluntárias também orientam a população e trabalham na gestão de ações e projetos, de segunda a sexta-feira, no período vespertino. Já foram realizadas diversas palestras, ações de integração e acolhimento das famílias. Agora, prestes a completar sua maturidade jurídica, a entidade busca recursos para dar início a oficinas e atendimentos que contemplem as necessidades dos associados. Saiba mais na página no Facebook, em facebook.com/amaitajaitea/.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS