sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/03/2019 | 10:43

Campanha incentiva doação do Imposto de Renda para o FIA

Encerra no dia 30 de abril o prazo para declaração do Imposto de Renda 2019. Muita gente não sabe, mas é possível fazer doações ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA) direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda e assim contribuir com diversos projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em Balneário Camboriú, uma campanha, que conta com apoio dos contabilistas, visa orientar a população e ampliar as doações ao FIA. Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido ao Fundo para Infância e Adolescência.

O FIA é um Fundo Público e seus recursos são utilizados, exclusivamente, para o custeio de programas, ações e serviços dirigidos ao atendimento dos direitos de crianças e adolescentes. Em Balneário Camboriú, as doações do FIA contribuem com os projetos e trabalhos da Associação Amor para Down, Associação de Apoio às Famílias dos Deficientes Físicos – AFADEFI, Associação Beneficente Cristã Real Esperança, Associação Dragão Negro, Associação Lar Maternal Bom Pastor, Associação Pais e Amigos do Autista – AMA Litoral, Associação Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação de Proteção, Acolhimentos e Inclusão Social – PAIS, Biblioteca Comunitária Bem Viver, Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida e Núcleo Assistencial Humberto Campos – NAHC.

“A doação ao FIA trata-se de você, enquanto contribuinte, destinar um dinheiro que você teria que obrigatoriamente pagar ao Governo Federal, para ficar no município de Balneário Camboriú. Os investimentos são mais próximos, você consegue ver, consegue fiscalizar, acompanhar a aplicação desses recursos. Inclusive, com uma carta ao conselho de direitos, você consegue definir qual das entidades credenciadas, receberá esse recurso. Então você vai transmitir o recurso diretamente para aquele projeto que você confia e que sabe que está sendo realizado em Balneário Camboriú”, explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/BC), João Passos. “Então é muito simples, invés de você pagar para o Governo Federal, pague para o Município de Balneário Camboriú. Pagar você terá que pagar de qualquer maneira, escolha para quem você quer destinar esse recurso. Escolha o que você quer fazer com o seu imposto”, completou.

Os recursos destinados ao FIA são aplicados conforme as demandas e as prioridades apuradas pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, como programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência, bem como programas e ações que visem à erradicação do trabalho infantil e à profissionalização dos adolescentes. Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área com monitoramento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA.

Veja no site www.conhecaofia.com.br o passo a passo de como fazer a doação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS