quinta, 18 de abril de 2024
Geral
21/03/2019 | 15:56

Município de Itajaí firma parceria para recuperar material furtado

O Município de Itajaí sofre uma nova onda de ataques e furtos ao patrimônio público. Em 2019, já foram 7.560 metros de fios de cobre furtados na cidade, um prejuízo de R$ 23.814,00. Os dados são da Secretaria Municipal de Obras que mantém quatro equipes para manutenção da iluminação pública. Em fevereiro, as equipes realizaram 477 atendimentos, entre eles os reparos de furtos de fiação.

Na última quarta-feira (13), a Obras acompanhou a Polícia Civil em uma operação em ferros velhos para combater à comercialização de fios de cobre furtados. Em três estabelecimentos, a polícia prendeu dois suspeitos em flagrante, um devido à tentativa de vender o material e outro por ser o receptor da fiação. Os dois foram conduzidos até a delegacia. A ação faz parte da Operação "Fio da Linha" realizada pelo Serviço de Investigações Criminais da Polícia Civil.

Para o secretário de Obras Márcio José Gonçalves, o Dedé, as ações de recuperação são verdadeiros retrabalhos. “Instalamos os benefícios para a população e precisamos voltar lá para repor e arrumar, deixando outras áreas que também necessitam de uma atenção do poder público sem atendimento”. De acordo com diretor executivo de Serviços, Sérgio Rodrigo Rebelo Bang, o China, a cada ocorrência as equipes de manutenção desperdiçam dois dias de trabalho.

Investimento em prevenção e segurança
Com a posse dos 79 guardas municipais, nos próximos 50 dias Itajaí terá um reforço na segurança da população e resguardo do patrimônio público. Em Itajaí existem cerca de 250 postos públicos como escolas, creches, centros de saúde, praças e outros órgãos públicos municipais. Com a Guarda, o patrulhamento nessas áreas será reforçado com ênfase em regiões de maior índice de criminalidade.

Em setembro de 2018, o Município de Itajaí realizou uma campanha nas suas redes sociais “Cuide bem. É seu também #itajaísemvandalismo” contra o furto e a depredação ao patrimônio público. No ano anterior, mais de mil reais foram gastos por dia para reparar os crimes cometidos em diversas áreas da cidade.

Apoio da população
Em vista dos casos recentes de depredação e furtos, a Secretaria de Obras e Serviços Municipais solicita a colaboração dos moradores na conservação do patrimônio público de Itajaí. Em caso de detenção, os contraventores serão enquadrados pelo Código Penal por furto e pela Lei de Crimes Ambientais por crime contra o patrimônio cultural. Para denúncias ligue no 190 da Polícia Militar. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS