sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/03/2019 | 17:09

Itajaí realiza levantamento do índice de infestação por Aedes aegypti

O Programa de Controle da Dengue de Itajaí deu início ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Agentes de combate a endemias vão visitar todos os bairros do município até a próxima quinta-feira (14). O objetivo é identificar os locais com maior concentração de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus para orientar as ações de controle do vetor com maior assertividade.

Ao todo, 31 profissionais capacitados estão participando do LIRAa. Além de verificar os locais com maior número de criadouros do Aedes aegypti, o levantamento possibilita a identificação dos recipientes com água parada que são mais utilizados pelo mosquito para depositar ovos.

“O LIRAa é fundamental para orientar as ações de controle do Aedes aegypti em Itajaí, pois possibilita o direcionamento das atividades para áreas mais críticas”, explica Lúcio Vieira, gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses de Itajaí.

Durante o levantamento, o município é dividido em grupos de nove mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo são pesquisados 450 imóveis, que resultam nos índices de infestação predial da cidade. Os índices podem ser: inferiores a 1% - estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% - estão em situação de alerta; superior a 4% - há risco de surto de dengue.

O LIRAa é realizado duas vezes por ano no município. No final de 2018, o levantamento apontou que a situação de infestação da cidade estava em médio risco.

Previna-se contra o Aedes aegypti:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (47) 3249-5573.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS