quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/03/2019 | 11:13

Oficina de Dança Polinésia na Praia de Cabeçudas em Itajaí

Que tal aprender a técnica do gingado dos quadris da dança polinésia? Uma tradicional arte onde homens e mulheres da Polinésia costumam usar para dar as boas-vindas, reverenciar, orar, seduzir e até desafiar um inimigo. Os movimentos são acompanhados de instrumentos de percussão, como tambores e batuques, o canto das vozes segue os passos e os adornos feitos de flores e plantas compõem o cenário de uma da dança ancestral e cheia de história e magia.

Uma história, aliás, que no dia 16 de março será contada por uma pessoa que define a dança polinésia como uma oração. A atleta Geórgia Michelucci, embaixadora do Row To Win Water, marcado para o mês de maio, vem à Itajaí ministrar uma oficina de dança polinésia durante o Row To Win Experience. O local da aula é a Praia de Cabeçudas e a participação é gratuita. Além da aula de dança, as participantes vão aprender a fazer as coroas de flores usadas pelas mulheres durante as apresentações.

“A ideia é realizar uma oficina para todas as mulheres que quiserem aprender um pouco da Cultura Polinésia e a forma como eles se relacionam com a natureza. Eu vou dividir a manhã em dois momentos:  primeiro a aula com os passos de dança e na sequência a demonstração de como preparar as coroas. Depois ao final do dia a gente faz uma apresentação para o público e para os atletas que estiverem com a gente”, comenta Geórgia.

Além da dança e da imersão na cultura polinésia, quem for até a Praia de Cabeçudas no dia 16, vai viver uma experiência especial e diferente. Atletas de canoa havaiana, surf ski e stand up paddle estarão aguardando o público para um evento de integração e prática do esporte na água. O integrante da comissão técnica e membro da organização do evento, remador e Instrutor de Va'a (canoa havaiana), Luciano Fachini destaca a importância desta iniciativa inédita para Itajaí. “O evento, tem como objetivo principal integrar os diferentes grupos envolvidos direta e indiretamente no RTW Water. Através de algumas vivências queremos trazer a comunidade e organizadores para mais perto deste universo. Bom lembrar que esta vivência acontece simultaneamente com as oficinas de dança e confecção de colares e todos podem participar”, destaca Luciano.

Para fazer os adornos, a organização vai disponibilizar os materiais básicos e pede para que os participantes tragam de casa as flores preferidas ou plantas. Além dos adereços para decoração, os interessados também podem levar remos, canoas e pranchas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS