quarta, 17 de abril de 2024
Geral
27/02/2019 | 09:32

Semasa de Itajaí contribui com soluções para saneamento em Navegantes

A audiência pública sobre o abastecimento de água em Navegantes conquistou grande envolvimento popular e deu oportunidade ao Semasa para esclarecer sua atuação em relação à cidade-vizinha e se colocar à disposição para ajudar ainda mais. Representado na mesa pelo Diretor Geral Diego Antônio da Silva e pelo Procurador Diogo Vitor Pinheiro, o Semasa explicou técnica e juridicamente o atual funcionamento da venda de água e as possibilidades de expansão da colaboração.

Diferentes pontos de vistas foram apresentados sobre as dificuldades sofridas pela cidade de Navegantes em relação ao fornecimento de água. O tema das informações incorretas sobre o fornecimento de água do Semasa à Navegantes, divulgadas à imprensa em janeiro de 2019, foi abordado, com a admissão total do erro por parte do Secretário Municipal de Saneamento Básico, Joab Bezerra Duarte Filho.

 

            Como já havia sido demonstrado pelo corpo técnico do Semasa, o principal problema do sistema de água de Navegantes foi apontado como sendo de reservação. Enquanto Itajaí dispõe de cerca de 21 milhões de litros de capacidade na soma de seus reservatórios, o que garante seis horas de abastecimento em caso de interrupção total do sistema, Navegantes conta hoje com apenas três milhões.

Questões de gestão também foram apontadas por diversos participantes como um grande obstáculo à melhoria dos serviços de distribuição de água de Navegantes. Diferentes soluções foram sugeridas para contornar estes problemas, como a iniciação de captação e tratamento próprios no município, a privatização das atividades e ainda, para surpresa de muitos presentes, a possibilidade da intermunicipalização ou criação de um consórcio, o que permitiria ao Semasa assumir as tarefas que atualmente cabem ao Sesan.

Uma grande vantagem da intermunicipalização seria a equalização das tarifas de água entre as cidades vizinhas. Hoje a tarifa mínima do consumidor de Navegantes é de R$ 36,50, enquanto os moradores de Itajaí pagam R$ 27,60 pelo mesmo consumo. Nesta situação, o corpo técnico do Semasa passaria a ter alçada para trabalhar nos desafios enfrentados por Navegantes, trazendo a experiência adquirida ao longo dos 16 anos da autarquia.

 O espírito de solidariedade e colaboração que fundamenta o trabalho do Semasa em relação à cidade considerada “irmã” foi resumido pelo Diretor Geral, Diego da Silva: “Se Navegantes cresce, o Semasa também cresce, porque o município é o nosso maior consumidor. Nós não queremos perder nosso maior cliente e por isso tratamos a população navegantina com muito carinho e muita atenção”.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS