terça, 16 de abril de 2024
Geral
19/02/2019 | 17:25

Curso de Design de Moda cria os novos uniformes da Rede Municipal de Ensino de BC

Os cerca de 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú serão agraciados com um novo modelo de uniforme neste ano, desenvolvido por um grupo de acadêmicas e professoras do curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O trabalho iniciou no ano passado, com a realização de grupos focais em algumas escolas e uma pesquisa de tendência de comportamento. O resultado será apresentado em um desfile de lançamento que ocorre nesta quarta-feira, dia 20, às 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz.

A linha de uniformes é composta por bermudas, calças, short saia, camisetas e moletons, produzidos com materiais de fácil manutenção e que proporcionam mais conforto, além de criar opções que atendam as diversas faixa etária dos bebês e crianças de Zero a 3 anos  que frequentam a creche, aos alunos da pré-escola, do 1º ao 5º ano, até os adolescentes do 6º ao 9º ano. No total, foram criadas 18 peças de roupa, além de acessórios como mochila, bolsa e boné.

Na pesquisa de tendências de comportamento, as acadêmicas basearam-se na "Jornada do Propósito", que tem como princípio a singularidade de cada um, a busca de um propósito e o autoconhecimento. Essa tendência vai de encontro à ideia de oferecer além de apenas um produto, uma ligação emocional com ele. A partir daí o grupo da Univali partiu para a pesquisa no ambiente de ensino dos estudantes.

 

 

Foram realizados pelo menos três grupos focais com cada faixa etária, em cada uma das quatro escolas visitadas no período da pesquisa.  De acordo com a professora Mônica Facchini Krinke, coordenadora do curso de Design de Moda e responsável pelo projeto, este processo deu voz aos alunos, que opinaram e sugeriram. Inclusive, segundo ela, algumas alunas disseram não gostar do uniforme na cor branca. A partir daí, apresentou-se a proposta de prevalência do cinza mescla junto do azul marinho, que é fácil de lidar e agradou a todos.  Para ela, o principal diferencial do uniforme que será lançado está na modernidade, aliada ao conforto, funcionalidade e estética. "No ambiente escolar percebemos a transformação dos alunos na construção da sua formação pessoal e enquanto sociedade. O resultado dessa imersão foi a necessidade de ir além da criação de um uniforme, mas criar uma ligação emocional entre usuário e produto", pondera Mônica.

O projeto, desenvolvido por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú, durou cerca de cinco meses, sob coordenação da professora Bianka Cappucci Frisoni, diretora da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, tendo como responsável a professora Mônica Facchini Krinke. Participaram do trabalho as acadêmicas Amanda R. Cervi, Amanda R. Stoppa, Emily P. Machado, Izabela do S. Ferreira, e Nathalia L. de Oliveira, com apoio técnico das professoras Luciane Ropelatto e Egéria Hoeller Borges Schaefer.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS