sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/02/2019 | 16:22

BC: Cardápio Escolar de 2019 já está disponível online e nos murais das escolas e creches

Pais e alunos já podem conferir o Cardápio Escolar 2019 da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú. Já está disponível no site da Prefeitura e nos murais dos Centros de Educação Municipal e Núcleos de Educação Infantil as listas de alimentos, elaboradas pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação. Os cardápios são divididos de acordo com a faixa etária dos alunos e contam com diversas opções entre cereais, leguminosas, massas, tubérculos, verduras, vegetais, frutas, carnes, ovos, leite, iogurte, panificados e fórmulas infantis para crianças de 4 a 12 meses.Veja aqui.

Uma das novidades do ano é que agora, os alunos de educação infantil estão com mais um cardápio de acordo com a faixa etária: além dos cardápios para crianças de 4 a 6 meses, 7 a 12 meses e 2 a 6 anos, há também o cardápio de 1 a 2 anos. Outras novidades são o macarrão integral à bolonhesa para o Ensino Fundamental e a restrição de alimentos açucarados, como o achocolatado, para crianças de 1 a 2 anos. A recomendação no cardápio de transição (para bebês de 4 a 6 meses de vida) é que não haja adição de açúcar e que pouco sal seja acrescido nas preparações. Além disso, para esta faixa etária, outra recomendação é não oferecer suco de frutas, para sempre que possível, estimular o aleitamento materno.

Todas as unidades escolares da cidade estão abastecidas. “Para que a entrega da merenda seja feita nas unidades, estas encaminham para o setor da merenda via e-mail a contagem de estoque dos alimentos em datas preestabelecidas, com base nesta contagem, é realizado o pedido junto ao Centro Integrado de Abastecimento e Distribuição que operacionaliza a entrega. Alguns alimentos possuem entrega programada diretamente nas unidades de acordo com cronograma entregue para o fornecedor”, explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Jeniffer Diniz.

Para os intolerantes, alérgicos e demais alunos que necessitem de atenção nutricional individualizada, há opções especiais em todos os cardápios, como estabelece a Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) n° 12.982, de 28 de maio de 2014. “Em cumprimento desta lei, todos os alunos da Rede Municipal de ensino têm acesso a uma alimentação especial de acordo com sua condição de saúde. Destacamos que para que o aluno tenha acesso a estes alimentos especiais, os pais devem preencher na unidade de ensino onde seu filho está matriculado, uma ficha cadastral com os dados do aluno e encaminhar em anexo um laudo médico atualizado atestando a condição de saúde”, finaliza Jeniffer.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS