sexta, 19 de abril de 2024
Geral
12/02/2019 | 10:12

BOMBINHAS: IX FESTIVAL INTERNACIONAL ÁFRICA RAÍZES BRASIL

A 2ª edição o IX Festival Internacional África Raízes Brasil Bombinhas será realizado entre os dias 16 e 24 de fevereiro, no Camping Canto da Lua, praia da Conceição, rua dona Limdonar, 442, Canto Grande, com eventos também no bairro Centro. Com a presença confirmada de grandes mestres africanos da percussão, dança, canto e doundoun dança Mandinga, verdadeiras portas da ancestralidade dos povos do oeste africano da Guiné e Mali, proporcionam em nove dias uma imersão com aulas práticas e teóricas nos períodos matutino e vespertino, além de apresentações de manifestações culturas tradicionais da Guiné, Senegal e Brasil, alimentação saudável, toga, espaço para crianças, palestras e documentários e um encerramento em formato de festival no dia 24. No dia 16 na grande abertura os Mestres Africanos, figuras reconhecidas mundialmente nessas artes, dão uma mostra com um espetáculo de rua numa arena improvida no Centro de Bombinhas –rua Pescada Amarela e Av. Vereador Manoel dos Santos, ao lado do mercado Veratoni. Segundo o produtor local, Santi Asef, trata-se de uma “oportunidade imperdível para quem não conhece o valor dessa tradição ancestral, que nunca deixou de atualizar-se e ser revelada através de jovens dedicados desde crianças na perfeição, desenvolvimento e criatividade na dança e percussão Malinke ou Mandinga, culturas do noroeste da África”.

No dia 17 começam as atividades de ensino, na praia da Conceição, que consistem em vivências de alunos oriundosde vários países da América do Sul, muitos deles também professores em suas cidades, que vêm em busca de aprimoramento com seus mestres. Como contrapartida a organização proporciona aos bombinenses valores diferenciados, e os professores e alunos da Fundação Municipal de Cultura pagam metade. O intuito é consolidar em Bombinhas o festival, fortalecer parcerias e ganhar novos adeptos e simpatizantes.

O acontecimento finaliza com chave de ouro no domingo, 24, com o “Festival Verde Afro” com atrações no palco, feira, e o espetáculo dos Mestres Africanos, com entrada e classificação livres.

Os interessados devem contatar o produtor local Santi Asef pelo telefone/whatsapp (47) 99680-2801, ou https://www.facebook.com/events/2225279270877125/. OIX Festival Internacional África Raízes Brasilconta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS