sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/02/2019 | 10:30

Na Alesc, Moisés defende reforma administrativa e pede união aos deputados

Na tarde da úiltima terça-feira (5), o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL), esteve na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e anunciou que o projeto de reforma administrativa deve ser encaminhado à Casa em breve. Na prática, o governo quer aprovar as mudanças que vem defendendo desde o início da gestão, como redução do número de secretarias e cargos comissionados, mudanças na estrutura da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Segurança Pública. Moisés discursou em mensagem anual para os 40 deputados estaduais.

Em fala rápida, o governador pediu que os parlamentares atuem juntos pelos projetos que podem melhorar Santa Catarina. “Vocês têm um papel muito importante. A mensagem das urnas foi clara, por mudança. Mas mudança por si só não basta. É preciso ter um rumo definido”, afirmou. O governador destacou, mais uma vez, que o objetivo é promover valores de governança como transparência, eficiência, integridade e inovação.

“Nosso desejo é de que possamos colocar os interesses coletivos em primeiro lugar, que possamos praticar juntos a boa política, comprometidos com Santa Catarina por inteiro. Contamos com os 40 parlamentares para que se unam a proposta do poder Executivo e construam, conosco, uma Santa Catarina melhor.”

Além das mudanças pretendidas na gestão, Moisés aproveitou para realçar a necessidade de investimentos em infraestrutura. Segundo ele, o setor foi eleito como prioridade pelo potencial de destravar o desenvolvimento da economia catarinense. Esse é um caminho para “aumentar a arrecadação sem aumentar os impostos e, assim, oferecer serviços públicos melhores à população”, disse.

Repercussão

“Foi uma mensagem sintética. Acho que a mensagem que o governador passa é de que ele deseja fazer um governo moderno”, disse o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD).

Garcia também comentou a proposta de reforma administrativa. “Neste momento, é a pauta mais importante porque é aguardada por toda a sociedade. O governador deve mandar [o projeto da reforma] nos próximos dias e, tão logo chegue, nós vamos distribuir para as relatorias para que as comissões analisem e a gente possa apreciar no menor espaço de tempo. O governador tem pressa e o estado de Santa Catarina também”.

Ao final da sessão, Garcia convocou os deputados para nova sessão nesta quarta-feira (6). A Assembleia ainda precisa escolher os deputados que vão compor as comissões antes de realizar alguma votação. Na fila de projetos, estão alguns vetos do poder Executivo que precisam ser apreciados pela Casa.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS