quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/02/2019 | 17:18

Por unanimidade, Julio Garcia assume pela terceira vez a Presidência da Alesc

Por unanimidade, o deputado Julio Garcia (PSD) foi eleito, na manhã desta sexta-feira (1º), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2019-2021. Esta será a terceira vez que ele comandará o Parlamento estadual.

A sessão preparatória para a eleição do presidente durou aproximadamente 30 minutos e confirmou o acordo celebrado com as demais bancadas partidárias da Casa para a eleição de Julio Garcia. Uma reunião, realizada na tarde de quinta-feira (31), acertou a condução do parlamentar à Presidência da Alesc.

Julio Garcia foi o único candidato ao cargo. No discurso de eleição, que durou cerca de 10 minutos, ele fez agradecimentos à família, aos correligionários, amigos e aos deputados recém-empossados.

“O agradecimento maior não pode ser feito a não ser às senhoras e aos senhores deputados. Me declaro comprometido, agradecido e com o compromisso de juntos trabalharmos por Santa Catarina”, disse, citando um a um o nome dos 39 parlamentares.

O presidente destacou que o acordo que o levou à eleição foi celebrado de forma republicana.  “Não houve negociata, não houve divisão de mandato, há um compromisso com Santa Catarina. Isso é o que mais me orgulha.”

Julio Garcia também fez uma enfática defesa dos políticos e da política. “Sou político. Mas não basta dizer isso. Quero dizer mais, que tenho orgulho de ser político. Não sou da política nova, nem da velha. Considero que isso seja apenas um bordão de campanha.”

Ele considerou a política indispensável para a busca da harmonia entre os diferentes e da busca do bem comum. Afirmou que os políticos são indispensáveis para isso, e os bons devem ser respeitados, assim como a Assembleia catarinense.

Julio Garcia se comprometeu a manter e a ampliar a transparência no Legislativo. Garantiu, também, que a Alesc não vai se submeter a projetos pessoais. “Conclamo aos 40 deputados que façamos uma nova filiação partidária e pelos próximos anos, filiemo-nos a um único partido: o Partido de Santa Catarina”, finalizou.

A sessão que elegeu Julio Garcia foi presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que foi secretariado pelos deputados Moacir Sopelsa (MDB) e Neodi Saretta (PT). “Me sinto honradamente agradecido em poder presidir essa sessão. Que todos tenhamos sucesso e possamos fazer um bom trabalho por Santa Catarina”, afirmou Titon.

Mesa
Minutos após ser eleito, Julio Garcia comandou a sessão preparatória que escolheu os demais membros da Mesa da Assembleia para o biênio 2019-2021.

Conforme acordo estabelecido no dia anterior, foi apresentada apenas a candidatura de uma chapa, formada pelos deputados Mauro de Nadal (MDB) para a 1ª Vice-Presidência, Rodrigo Minotto (PDT) para a 2ª Vice-Presidência, Laércio Schuster (PSB) como 1º secretário, Padre Pedro Baldissera (PT) 2º secretário, Altair Silva (PP) 3º secretário e Nilso Berlanda (PR) 4º secretário.

A chapa recebeu 38 votos dos 40 deputados. Votaram contra Bruno Souza (PSB) e Jessé Lopes (PSL).


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS