quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/01/2019 | 14:04

Saiba como cuidar da saúde em dias de calor extremo

O mês de janeiro tem registrado altas temperaturas em todo Estado de Santa Catarina. Na tarde desta terça-feira (29), por exemplo, os termômetros em Itajaí chegaram a 37,4 °C com sensação térmica de 54°C, segundo a Defesa Civil. O calor extremo pode provocar mal estar, fadiga, enjoo, tontura e até desidratação. Por isso, a Secretaria de Saúde de Itajaí orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente com crianças, idosos e gestantes.

Médico pediatra da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Fossari reforça a importância de tomar bastante água diariamente. “É preciso uma mudança de hábito da população. Quando você sente sede é porque já deveria ter tomado água. Então deve-se antecipar essa necessidade tomando água mesmo quando não se tem sede. O recomendado é tomar de dois a três litros de água por dia”, destaca.

Além de aumentar a ingestão de líquidos, Fossari orienta a vestir roupas leves e claras, usar bonés ou guarda-chuva ao sair no sol, bem como o protetor solar. Além disso, em dias muito quentes deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados, como gorduras, que têm digestão mais lenta. “Opte por frutas e comidas mais leves que facilitam a digestão”, explica.

Outra dica importante é manter os ambientes sempre arejados para amenizar o calor. “O suor excessivo pode provocar baixa na pressão sanguínea, por isso consumir mais água é a melhor forma de prevenir algum mal estar”, comenta o médico.

De acordo com médico, também deve-se redobrar o cuidado com pessoas com diarreia e vômito, que podem ficar desidratadas mais rapidamente. Pele seca, olhos secos, boca seca e diminuição do volume de urina são alguns dos sinais da desidratação.

“Ao perceber algum desses sintomas, principalmente em crianças e idosos, procure uma unidade de saúde para orientação”, completa.

Calor deve aumentar até quinta-feira (31)

Conforme a Defesa Civil de Itajaí, há uma massa de ar quente na região e a alta nas temperaturas está sendo provocada por um sistema de alta pressão posicionado no sul no país, que tem inibido a entrada de frentes frias. As máximas na temperatura têm sido registradas à tarde, o que também potencializa o risco de temporais isolados no fim do dia.

“Nesse mês a cidade já registrou 38°C, um recorde para o período nos últimos anos. E a previsão é que esse número seja superado essa semana”, relata o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

A previsão da Defesa é que até quinta-feira (30) a temperaturas sigam aumentando na região. Nesta terça-feira, a máxima foi de 37,4°C com sensação térmica de 54°C.

Em caso de emergências de saúde ligue acione o Samu pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Ocorrências relacionadas à Defesa Civil podem ser informadas pelo 199.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS