sábado, 20 de abril de 2024
Geral
14/01/2019 | 16:14

Ampliação do sistema de drenagem minimiza impacto dos temporais em Penha

Penha não registrou famílias desabrigadas ou desalojadas após a chuva torrencial que caiu no município na madrugada de domingo para segunda-feira. Conforme informações da Defesa Civil municipal, choveu em Penha aproximadamente 90 milímetros. Todos os bairros e regiões da cidade foram atingidos pela enxurrada; houve pontos de alagamento, mas não comparado à chuva de 12 de janeiro de 2018, quando 200 famílias tiveram que sair de casa. De lá para cá, a Prefeitura de Penha vem investindo de maneira continuada na instalação de tubos, ampliando o sistema de drenagem na cidade.

“Em janeiro de 2018, Penha foi atingida por uma forte chuva, como essa de domingo. No ano passado, caiu na cidade o equivalente a 67 milímetros de água, desabrigando 200 famílias. A chuva desse último domingo foi muito mais forte, mas sem registro de desabrigados”, comentou o prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

Desde janeiro de 2017, a Prefeitura de Penha já instalou 17 mil tubos em regiões sensíveis da cidade, ou seja, locais que há anos viviam o problema dos alagamentos. Locais como a Praia de São Miguel, São Cristóvão, a região da Serraria no Bairro Nossa Senhora de Fátima, muito atingidos em 2018, registraram menos ou nenhum impacto com a chuva deste domingo.

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito se reuniu com secretários e servidores que compõem a Defesa Civil de Penha para debater sobre uma nova ampliação do sistema de drenagem. Ainda há pontos que precisam de maior atenção do Poder Público; novas áreas foram mapeadas pelo grupo de trabalho. Agora, a Secretaria de Planejamento, em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos, fará as intervenções necessárias nos locais que ainda demandam de ampliação no sistema de drenagem.

“Desde janeiro de 2017 a Prefeitura vem investindo pesado no sistema de captação e escoamento de água da chuva. O reflexo é sentido nessas épocas de temporais. Ainda há muito o que ser feito e estamos focando esforços para acabar com o transtorno da comunidade”, conclui Aquiles.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS