quinta, 18 de abril de 2024
Geral
09/01/2019 | 18:01

Itajaí é a cidade catarinense que mais cresce entre as melhores para fazer negócios no Brasil

Itajaí foi o município de Santa Catarina que mais subiu no ranking nacional de melhores para fazer negócios em 2018 – o único do Estado a crescer entre os 50 mais bem colocados do país, passando da 46ª para a 36ª posição. Na categoria desenvolvimento econômico, Itajaí também obteve grande destaque e hoje é considerada a 9ª melhor cidade do país. Os resultados são divulgados pela revista Exame e o índice calculado pela empresa de consultoria Urban Systems.

A pesquisa anual apresenta as 100 melhores cidades para fazer negócios no Brasil e avalia a oportunidade de crescimento, as alternativas para desenvolvimento de negócios e as condições e infraestrutura disponíveis nas cidades.

No geral, Itajaí saltou 10 colocações: em 2017 ocupava a 46ª posição e agora passou para 36ª. A classificação de melhores cidades para fazer negócios ainda destaca Itajaí em outras três categorias. No desenvolvimento econômico, subiu 36 posições e é considerada a 9ª melhor cidade do país. Na avaliação de infraestrutura o município está em 57º e em relação ao capital humano é o 63º do Brasil. Itajaí foi a única de Santa Catarina que comprovou resultados positivos em diferentes áreas e aparece em todos os rankings da pesquisa.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda, Giovani Testoni, os resultados são reflexos de ações realizadas para facilitar a abertura de novas empresas e a valorização do empresariado local. Testoni elenca ainda as novas linhas do Porto de Itajaí, a inauguração do berço 3, a obra da nova bacia de evolução, a expansão do setor náutico, o crescimento do setor hoteleiro e turístico e a qualidade do parque logístico – considerado o terceiro melhor do Brasil – como fatores positivos para realizar negócios. “O poder público municipal está se preocupando em desenvolver a cidade como um todo”, avalia o secretário.

Já o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, fala da expectativa para o futuro econômico da cidade. “O Município de Itajaí começa a colher os frutos de um árduo trabalho que vem sendo feito e acredito que nos próximos anos terá destaque econômico ainda maior, com novos negócios surgindo e o nosso PIB crescendo cada vez mais”, pontua Morastoni.

Dentre as nove cidades de Santa Catarina presentes no ranking de 100 melhores para fazer negócios no Brasil, Itajaí foi a que mais subiu posições e a única que cresceu entre as três catarinenses mais bem posicionadas no estudo. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS