sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/12/2018 | 09:17

SESAN faz campanha para não faltar água na temporada de verão

A Prefeitura de Navegantes, através da Secretaria de Saneamento Básico (SESAN), vem realizando diversos investimentos e obras de infraestrutura para melhorar a distribuição e o abastecimento de água para atender os moradores, turistas e veranistas da cidade. Mesmo assim, o uso racional da água, sem desperdícios, continua sendo a melhor maneira de evitar que este líquido tão precioso suma de nossas torneiras.

Com a chegada da temporada de verão a preocupação aumenta, pois a população do município triplica e com o calor, o consumo de água nas residências fica bem acima do normal, ocasionando baixa pressão na rede de distribuição, principalmente nos horários de pico.

Pensando nisso, a SESAN vem intensificando a campanha de conscientização para que os moradores, comerciantes e visitantes assumam um compromisso de economizar água e gastar apenas o necessário. O slogan da campanha é: Vem chegando o Verão. Não economizando – Praia cheia, caixa vazia! Economizando – Praia cheia, caixa também!

Conforme o secretário da SESAN, Joab Bezerra Duarte Filho, ao longo do ano foram realizadas diversas obras para melhorar o bombeamento, captação e distribuição de água para todas as regiões do município. “Mas, mesmo com todos os investimentos é necessário fazer um esforço em conjunto, poder público e a sociedade, para que possamos ter uma temporada de verão sem problemas ou com o mínimo de problemas, com relação ao abastecimento de água”, enfatiza o secretário, pedindo o engajamento de todos nesta campanha.

Orientação é para que consumidores utilizem caixa d’água e cisternas

A SESAN orienta os proprietários de imóveis no município para que instalem em suas residências caixas d’água e cisternas para um melhor armazenamento e reutilização da água. Já para quem possui reservatório instalado, a orientação é para que procedam a limpeza duas vezes ao ano para evitar o acúmulo de resíduos e sedimentos.

A caixa d’água tem basicamente o objetivo de armazenar a água vinda da rede para abastecer o imóvel, sobretudo em dias em que o fornecimento público é escasso ou interrompido. Já a cisterna é utilizada para armazenar a água de chuva, que chega até o reservatório por meio de coletores interligados às calhas e rufos no telhado do imóvel, sendo que muitas pessoas também a utilizam para armazenar água de reuso, como as que saem das máquinas de lavar. As cisternas também são utilizadas para armazenar a água da rede pública, ideais para quem quer aumentar a capacidade de armazenamento de sua residência ou estabelecimento.

 

Você sabia que a média de desperdício é:

- Torneira gotejando 46 litros/dia;

- Escovar dentes 5 min torneira meio aberta 12 litros;

- Lavar louça torneira meio aberta 110 litros;

- Lavar carro com mangueira 560 litros em média por 30 min;

- Lavar calçada com mangueira 280 litros;

- Banho de 15 minutos chuveiro elétrico 144 litros;

- Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas cada pessoa necessita cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.

- No Brasil estima-se que cada pessoa consome 250 litros de água/dia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS