sexta, 19 de abril de 2024
Geral
07/12/2018 | 18:31

Prefeitura de Itapema se reúne com ANTT e pede soluções urgentes para o trânsito nas marginais

A prefeita Nilza Simas, acompanhada por servidores da Secretaria de Planejamento estiveram reunidos na manhã de hoje, sexta-feira (07) com representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) Jose Alberto Salceda e Gilmar Cardoso para tratar das urgências do trânsito na cidade com a proximidade da temporada de verão. “Uma cidade que vai sair de 70 mil habitantes para quase um milhão nos próximos dias, precisa resolver essas demandas urgentemente”, desabafou a prefeita. 

Na reunião os representantes da ANTT apresentaram uma solução para o túnel do Bairro Tabuleiro dos Oliveiras (Rodoviária), que seria o mais fácil de resolver, ele será de mão inglesa e a Rua 607 ficará mão única, já a 600 ficará mão única até a rodoviária, fazendo uma bolsa de retorno dentro do bairro. Essa mudança acontecerá nos próximos dias.

A prefeita e seus colaboradores falaram da dificuldade que a mudança da marginal Oeste para mão única gerou e cobraram a pintura e conclusão dessa situação por parte da Concessionária Autopista Litoral Sul. Gilmar da ANTT explicou que foi um atraso da terceirizada e que até 14 de dezembro estará tudo concluído. Essas são as demandas atendidas, porém a equipe de Governo apresentou sugestões para os outros trechos, que serão tratadas em uma reunião na semana que vem, com a Autopista.

Túnel do Bairro Casa Branca

A sugestão é que o túnel também vire mão inglesa e que a entrada no Centro pela Rua 112 seja de mão única, abrindo um acesso a marginal na Rua 110-A (atrás da Conasa) fazendo outra bolsa de retorno.

Túnel Praiamar (Bombeiros)

Também viraria mão inglesa e o bolsão de retorno seria nas Ruas 460e 460-A no Bairro. Porém essa seria mais complicada, pois teria que adequar a rótula. Uma das alternativas que foi apresentada pelo governo seria uma parceria com empresários, o que segundo o representante da ANTT é possível desde que o projeto seja seguido conforme estabelecido pela ANTT e autopista.

Bairro Várzea

A prefeita solicitou a abertura do túnel do Bairro Várzea, pelo menos para ambulâncias e viaturas, porém os representantes não são muito favoráveis, alegando que poderia prejudicar a rodovia. “Eu vou ser sincera, estou aberta ao diálogo, mas preciso de resolução, se não acontecer antes do recesso do judiciário vou entrar com um pedido no Ministério Público, e a decisão judicial tem que ser cumprida”, disse a prefeita Nilza.

Acessos

Ainda na reunião foi sugerido pelo menos mais uma entrada na BR-101 no lado leste, antes ou depois da ponte do Rio da Fita. E do lado Oeste mais duas, uma seria aquela entrada entre os bairros Casa Branca e Tabuleiro dos Oliveiras que hoje está somente interrompida com uma barreira.

Monitorando

A Prefeitura de Itapema está monitorando os trechos de maior movimento nos horários de pico com drone, para documentar a dificuldade e apresentar aos responsáveis.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS