quinta, 18 de abril de 2024
Geral
07/12/2018 | 17:07

Seminário pauta impactos e importância da atividade portuária em Itajaí e região

No dia 11 de dezembro (terça-feira), nos períodos matutino e vespertino, ocorre no Auditório do Porto de Itajaí, o Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí. No evento, gratuito e aberto à comunidade, serão socializadas e debatidas as atividades, importância e perspectivas do Porto de Itajaí para a cidade e região. Também haverá apresentação dos programas de monitoramento ambiental conduzidos pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A parceria técnico-científica entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a Univali visa atender às demandas ambientais frente as exigências legais dos órgãos ambientais. Ela envolve o assessoramento e a execução de programas de monitoramento. O seminário contemplará palestras ministradas por professores e pesquisadores da Universidade, por profissionais convidados, e autoridades do Porto.

O engenheiro Marcelo Salles, superintendente do Porto de Itajaí, abrirá o evento, às 9h, com a conferência "Desafios atuais e futuros do Porto de Itajaí e a ampliação da área retroportuária de Itajaí".  Já o arquiteto Ricardo Rebello, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo, apresentará o projeto de urbanização da borda d´água junto ao Centro Histórico de Itajaí. Em seguida, o engenheiro André L. Pimentel C. Silva Jr., diretor do Porto Itajaí, falará sobre a evolução do acesso aquaviário do referido porto. A mitigação dos impactos no porto estará em discussão na palestra de Ivana Becker, do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Os professores Jurandir Pereira Filho e José Gustavo Natorf, da Univali, finalizarão a programação da manhã, com uma apresentação sobre o Programa de Monitoramento do Porto de Itajaí.

Às 14h, Jurandir Pereira Filho retorna, com uma exposição sobre a qualidade da água no Programa de Monitoramento. Depois, docentes doutores da Univali seguem falando sobre áreas específicas do programa e a relação das mesmas com a atividade portuária, desde a qualidade do sedimento; a biota aquática; a pesca artesanal; as condições meteoceanográficas e a hidrodinâmica; até a avaliação do risco na introdução de espécies exóticas por meio de água de lastro, além de abordagens sobre a supervisão ambiental da dragagem, o sistema de dados utilizado pela Univali e o Porto de Itajaí, e o resgate e reabilitação da fauna. As palestras serão conduzidas pelos professores Charrid Resgala Tito Cesar Marques, Paulo R. Schwingel, Mauro Michelena, Márcio Tamanaha, Muriel Deon do Amaral, César Stramosk, André Barreto e Jéferson Luis Dick.

A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área de Meio Ambiente.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS