sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/11/2018 | 09:18

Porto Cênico encerra curso com espetáculo teatral

A 13ª edição do Curso de Teatro do Porto Cênico “Princípios para o fazer teatral” traz neste semestre, como resultado do aprendizado dos alunos/atores, a montagem “E a cantora careca?” a partir de um trecho do texto escrito pelo romeno Eugène Ionesco. A peça será apresentada em sessão única, na segunda-feira, dia 03 de dezembro, às 20h30, na Casa da Cultura Dide Brandão. Ingressos gratuitos.

A turma iniciante nesta edição tem como professoras as atrizes Aline Barth e Valéria de Oliveira, a última assina a direção da montagem. São 13 alunos/atores participantes  e 40 min de cena. O espetáculo é uma síntese do aprendizado ao longo de quatro meses de curso.

O teatro do absurdo que experimenta ridicularizar as situações mais banais cotidianas e retratar de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência dialoga transversalmente com a  vida contemporânea.  Assim, o público poderá assistir a um espetáculo feito por alunos onde o resultado possui conteúdos iniciais, reflexão, riso e encontro.

Por meio de uma estrutura pedagógica e de relações interpessoais, o curso básico de teatro abordou temas como jogo entre os pares, improviso, criação de cena e domínio do espaço. “A escolha do texto ‘A Cantora Careca’ que está vinculado ao chamado Teatro do Absurdo, diz respeito a colocar os alunos em uma situação menos formal com a ideia de começo, meio e fim. Podendo assim, escapar um pouco dessas regras de gênese de personagem e outros condicionamentos dos quais o teatro contemporâneo cada vez mais vem abandonando. Dessa maneira, entendo que os alunos se focam mais em jogar com liberdade e tornar o material criativo algo seu, do que criar um espetáculo onde cumpram apenas formas e regras, isso é razoável para turmas iniciantes”, afirma Valéria de Oliveira.  

Alunos que estão no elenco do espetáculo: Agnes Daniele Silva Menger, Andréa de Souza Gois, Anna Barbara Medeiros, Antônio Pedro dos Santos Filho, Bruna Santos, Eduarda Ariel Soares, José Roberto Bresolin, Karine Pawlak, Luana Peixoto Silva, Luis Fernando Sanni, Osmar João André Junior, Taiman Moreano Gois e Tiago Luiz Feuzer.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS