quinta, 18 de abril de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
29/11/2018 | 14:06

Última Jam Session no Mercado Público terá apresentação dos guitarristas Leo Garcia e Paulo Gekas

A última apresentação do projeto Jam Session no Mercado 2018 vai reunir no palco os guitarristas Leo Garcia e Paulo Gekas. O evento ocorre na próxima quinta-feira (6), a partir das 20h30, no Mercado Público de Itajaí. Após os shows, o palco ficará aberto para canjas da plateia. A entrada é gratuita.
 
A programação do projeto, que tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, iniciou em agosto deste ano. Já foram realizados quatro jam sessions com a participação de músicos de todo Estado: Elieser de Jesus, Alexandre Stoll, Lily Blumerants, Cláudio Moraes, Ricardo Pauletti, Arnou de Melo, Neto Fernandes e Luiz Meira. 
 
Para encerrar o projeto, Leo Garcia e Paulo Gekas traz para o Mercado Público um repertório de músicas autorais e standars de jazz e música brasileira. Os músicos serão acompanhados pela banda base da jam session, composta por Anderson Gandin (piano), Felipe Dias (contrabaixo), Micael Graciki (guitarra), Rafael Vieira (bateria) e Evandro Hasse (sopros).
 
Os convidados
Leo Garcia é natural de Porto Alegre (RS) e é músico profissional desde 1986. Depois de intensa atuação como músico e professor no cenário musical gaúcho, onde dividiu o palco com Adriana Calcanhoto, entre outros nomes, passou a residir em Portugal. No exterior, estudou improvisação de guitarra jazz. Retornou ao país e atualmente reside em Florianópolis (SC).
 
Seu trabalho autoral concentra-se na área da música instrumental, tendo várias de suas composições premiadas em festivais. Já dividiu o palco com artistas renomados, como Yamandu Costa, João Bosco, Oswaldo Montenegro, entre outros. É graduado em Licenciatura da Música pela UDESC e atualmente tem se dedicado ao seu trabalho autoral, o Leo Garcia Quarteto, onde atua principalmente ao piano.
 
Paulo Gekas é violonista, guitarrista, arranjador, compositor, professor e diretor musical, licenciado em música e mestre em educação e cultura pela UDESC. Foi um dos fundadores do Quarteto Arreio Sem Freio e da Orquestra do Conservatório de Música Popular de Itajaí (OCMPI). Com o Quarteto Arreio Sem Freio desenvolve um trabalho autoral desde 2003. É também participante ativo de uma série de festivais no sul do país.
 
Trabalhou nas principais universidades catarinenses e atualmente é professor do curso de Música da Univali. Em 2015 lançou o CD autoral intitulado: Pararum, que contou com a produção da equipe da Café Maestro Produções e teve a direção musical de Nailor Proveta. Atualmente é diretor musical e regente da Itajaí Big Band.
 
Sobre o projeto
Criado em 2016, o projeto Jam Session no Mercado tem o objetivo de contribuir para a formação cultural da cidade, fortificando um ponto de cultura importante do município e difundindo a música brasileira e o jazz para novos músicos da comunidade. Neste ano, a ação ampliou as atrações e mudou de formato com cinco eventos com dois convidados em cada dia. A programação ainda tem a intenção de movimentar a cena cultural em datas diferentes das que ocorrem os grandes eventos musicais do município, como Festival de Música e Itajazz.
Outra novidade de 2018 é o documentário que será feito para registrar os artistas que passaram pelo evento e sua contribuição à música instrumental.  O documentário está sendo produzido pela Âmbar Audiovisual, que já registrou os quatro eventos realizados.
 
O projeto Jam Session no Mercado tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com isenção fiscal da empresa APM Terminals, além do apoio da Univali e dos restaurantes Mercado Velho, O Galpão, Empório Gourmet e Café Democrático. A ação é uma realização da Escola de Música Arte Sonora, Subjétil Comunicação e Produção Cultural e Ambar.
 
Serviço:
O que: Jam Session no Mercado com Léo Garcia e Paulo Gekas
Quando: 06 de dezembro, às 20h30
Onde: Mercado Público de Itajaí
Como: Entrada gratuita

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS