quinta, 28 de março de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
29/11/2018 | 13:09

Instrução Normativa regulamenta o uso de cães na fiscalização agropecuária

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou nesta segunda-feira a Instrução Normativa No 74, que regulamenta o uso de cães farejadores nos procedimentos de fiscalização agropecuária do país. O documento é uma importante ferramenta para fortalecer a ação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) nos aeroportos e fronteiras.

Atualmente, apenas dois aeroportos contam com cães farejadores: o de Brasília e o de Curitiba, com os labradores Léo e Thor, respectivamente. Os cães são capazes de detectar mais de 80 tipos de odores diferentes que indicam a presença de explosivos, drogas e outras cargas ilegais. Além disso, já que os cachorros são usados antes mesmo das bagagens chegarem às esteiras, a ação deve trazer impactos mínimos no funcionamento dos terminais.

Com a portaria, novos animais serão treinados em grupo de três, e os primeiros atuarão nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Belém (PA). A Instrução Normativa No 74 ainda estipula a criação do Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD), que será responsável pelo treinamento dos animais e por coordenar o seu uso.

Os cães devem atuar também nas fronteiras do Acre, Rondônia e Paraná, estados que começarão a retirada da vacina da febre aftosa a partir de 2019. Os cães fortalecerão o monitoramento de produtos de origem animal, para evitar que a febre aftosa entre no país.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS