sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/11/2018 | 09:43

“Festival Bento Nascimento” envolve alunos em produções audiovisuais das poesias do autor

O “Festival Bento Nascimento” acontece nesta quinta-feira, dia 29, em memória aos 25 anos de morte do poeta itajaiense que dá nome ao evento.A poesia do autor serviu de inspiração para estudantes da Escola de Ensino Médio Henrique da Silva Fontes, localizada no bairro São João, em Itajaí.  Os alunos foram desafiados a expressar as poesias por meio de curta metragens.Além das apresentações dos trabalhos, o eventoconta com a participação do cantor Nino Alexsandro e do Grupo Mimo, formado pelos músicos Giana Cervi, Bruno Kohl e Vê Domingos. Os artistas farão um show especial para o encerramento do Festival, que acontece a partir das 19h na própria Escola e é aberto à comunidade.

Em 2018, completa-se 25 anos sem Bento Nascimento. Em 28 de novembro de 1993 o poeta faleceu precocemente aos 31 anos de idade, deixando escritos reconhecidos pela crítica como entre os mais importantes da poesia contemporânea catarinense. “Neste ano queremos aproveitar o marco para relembrar e celebrar o autor. Para isso, buscamos apresentar sua obra a um público jovem, envolvendo-os de forma criativa na produção audiovisual. Nada mais justo que trabalhar com alunos da Escola Henrique da Silva Fontes, já que é onde Bento estudou e fica no bairro onde foi criado” explica a produtora cultural Camila Gonçalves, idealizadora do evento.

Para produzir os vídeos, os alunos tiveram uma preparação em sala de aula, com oficina de audiovisual ministrada por Flávio Roberto, produtor executivo da Tac Filmes, e bate-papo com Carlos Nascimento, sobre a obra de seu irmão Bento Nascimento.

“Nesses momentos de tanta aridez é fundamental que tenhamos essas ações para despertar a sensibilidade e a criatividade, além de valorizar a história e arte local. Os adolescentes têm potencial e precisamos estimular isso!”, comenta a professora Onice Sansonowicz.

Uma comissão julgadora avaliará os trabalhos dos alunos e escolherá o melhor grupo, que levará o prêmio de R$1 mil. O evento foi produzido através do Programa de Apoio a Eventos Culturais Comunitários, da Fundação Cultural de Itajaí.

Sobre o Festival

A importância da poesia de Bento Nascimento para a literatura de Itajaí e de Santa Catarina reforça o rico cenário cultural da cidade. O objetivo do “Festival Bento Nascimento” é colocar jovens em contato com a obra do autor, para que sirva de inspiração e sua história amplie horizontes, incentivando a produção artística por parte dos alunos. As atividades que englobaram o Festival também têm a finalidade de formar um público consumidor de poesia e literatura local.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS