quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/11/2018 | 18:00

Balneário Camboriú recebe "Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa"

O trabalho realizado com as pessoas acima de 60 anos, em Balneário Camboriú, recebeu mais um reconhecimento. A cidade agora possui o “Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”. A premiação ocorreu nesta segunda-feira (26), em Brasília. Até agora, o município foi o único a ter recebido os selos de Adesão e Plano, por ter apresentado os Planos de Ações e aderir ao Programa para Políticas Públicas para Pessoas Idosas.

O “Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa” é desenvolvido pelo Ministério de Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Nacional do Idoso e certifica cidades que investem em ações para a população idosa. No total, em novembro, Balneário Camboriú receberá três prêmios nacionais. “O Município deu um salto de 2017 pra cá, criando novas ferramentas para atender as pessoas com mais de 60 anos, dentre elas as diversas oficinas da Secretaria da Pessoa Idosa, que levam lazer, melhoram a saúde e dão qualidade de vida a este público. Já o programa ABRAÇO atendeu uma outra necessidade, a de proteger essas pessoas de uma série de situações e já é exemplo para diversas cidades. Então receber esses três prêmios mostra que estamos no caminho certo, o que nos enche de orgulho”, falou o prefeito, Fabrício Oliveira.A premiação da Estratégia Brasil contou com a participação de mais de 600 pessoas de diversas cidades do Brasil. “O município de Balneário Camboriú foi citado como uma referência de políticas públicas para a pessoa idosa. Nossas mais de 80 oficinas e o Programa ABRAÇO de Proteção ao Idoso deram acolhimento para os 60+ aqui em Balneário Camboriú”, pontuou a secretária da Pessoa Idosa Christina Barichello, que esteve na premiação. Nesta terça e quarta-feira integrantes da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú irão ministrar capacitações sobre os projetos executados para outros municípios.

Para a secretária Executiva do Ministério de Desenvolvimento Social do Governo Federal, Tatiana Alvarenga, a participação de Balneário Camboriú se dá pelo bom trabalho desenvolvido. “A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa servirá como ferramenta para desenvolver ainda mais o trabalho no campo da Política Pública da Pessoa Idosa e será uma multiplicadora de bons trabalhos para outros municípios do Brasil”, explicou ela.

“Balneário Camboriú é uma referência nacional em políticas públicas efetivas, para a Pessoa Idosa. É muito importante que o município seja reconhecido pelo Governo Federal, para construir uma corrente do bem em prol da melhor idade”, disse o deputado Federal Roberto Lucerna.

O reconhecimento às práticas voltadas aos idosos não param por aí. No dia 29 de novembro, a cidade será premiada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Ministério da Saúde por ter uma das “Melhores Experiências com Idosos do Brasil”. O reconhecimento veio através do Programa ABRAÇO de Proteção ao Idoso, criado em abril de 2017. Apenas 14 experiências foram premiadas no país. Em janeiro desse ano, o Programa Abraço foi reconhecido pelo Fórum Mundial Social como modelo de programa de proteção ao idoso.

Prêmio Direitos Humanos

No dia 21 de novembro, um projeto Intergeracional com foco nas minorias, desenvolvido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa, foi reconhecido entre as 50 melhores práticas no país na temática valorização dos direitos humanos, em evento que contou com a presença do Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha e do presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (21). O prefeito, Fabricio Oliveira, recebeu o título “Prêmio Direitos Humanos”, destinado a projetos que apresentaram ações e práticas inovadoras no tema. A homenagem foi prestigiada pelos mais altos escalões da esfera Federal e Judiciária do Brasil, que também tiveram representantes agraciados com a premiação.

O prêmio contemplou 50 personalidades e entidades do país que desenvolveram projetos com atuação expressiva na defesa dos Direitos Humanos. O título elevou a Secretaria da Pessoa Idosa a ser a única pasta municipal, no país, a obter esse reconhecimento em 2018.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS