terça, 16 de abril de 2024
Geral
21/11/2018 | 17:08

Itajaí melhora índices de monitoramento do Aedes aegypti

Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelos agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que Itajaí melhorou desde o último monitoramento. Em comparação com os dados de abril deste ano, a situação de infestação está em médio risco, porém o alerta e os cuidados devem continuar, especialmente durante o verão.

O LIRAa foi realizado entre os dias 05 e 08 de novembro em todos os bairros do município. Os agentes realizaram 3.331 visitas para verificar a situação de infestação e identificar os criadouros predominantes. Ao todo, foram coletadas 270 amostras de larvas, sendo que 97 delas apresentaram larvas positivas do mosquito Aedes aegypti. Desse montante, nove larvas estavam em terrenos baldios, sete foram localizadas em comércios e 81 em residências.

“Apesar de todo esforço e orientações, os dados demonstram que a população ainda não está adotando as medidas de prevenção necessárias em casa”, avalia o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Itajaí, Lúcio Vieira.

De acordo com o levantamento, os criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus foram encontrados em pequenos recipientes como vasos, pratos, potes, garrafas etc. (38 focos); depósitos fixos como tanques, lajes de casas, calhas, piscinas e ralos (19 focos); pneus (12 focos); lixo (12 focos); caixas d’água (04 focos); depósitos de armazenamento de água no chão (09 focos); e bromélias (03 focos).

Vieira explica que 65 locais onde os focos foram encontrados deveriam ser eliminados em definitivo, já os outros 35 focos poderiam ser adequados para evitar a proliferação do vetor. Segundo o coordenador, os bairros que apresentaram alto risco de infestação são: Barra do Rio, Dom Bosco, São João, São Judas e Vila Operária. Já os de médio risco são: Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, Fazenda, Praia Brava e Centro. Os demais bairros e localidades apresentaram baixo risco de infestação.

“Essas informações nos permitem o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Através da Sala de Situação já solicitamos o início de um mutirão de limpeza para a Secretaria de Obras e continuaremos realizando ações de prevenção e orientação. Porém, o mais importante é que a população nos ajude e não deixe água parada, pois estamos num período propenso à maior proliferação do Aedes aegypti, devido à ocorrência de chuvas e aumento das temperaturas”, reforça Vieira.

Previna-se contra o Aedes aegypti:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (47) 3249-5573


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS