sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
21/11/2018 | 11:18

Procedimento inédito é realizado na rede de água de Itajaí

Todas as semanas, consertos na rede obrigam os técnicos a fechar os registros e causam incômodos como a falta de água, a baixa pressão e a turbidez. Nesta segunda-feira (20.11), pela primeira vez no município de Itajaí, a substituição de uma tubulação de grande porte foi realizada com a distribuição em pleno funcionamento. Agora a população do bairro São Roque dispõe de infraestrutura para crescer e vai ter um verão mais tranquilo e livre de incidentes, sem que nenhuma interrupção tenha ocorrido.

O procedimento chamado de “furo em carga” é realizado com frequência no estado de São Paulo, mas ainda é novidade na região. Técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) tiveram o primeiro contato direto com a tecnologia durante um evento nacional de saneamento e se dedicaram a trazer os benefícios do recurso para a realidade local.

A empresa escolhida para este primeiro serviço foi a Hidrosan, sediada na capital paulista e com larga experiência em atendimentos à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), entre outras instituições públicas e privadas. Além de possuir os equipamentos e know-how para realizar a tarefa, a prestadora se diferencia por também fabricar as peças específicas necessárias para o desenvolvimento da técnica, como neste caso o tê bipartido cintado.

O furo em carga é executado utilizando um equipamento chamado Hot Tapping Machine (HTM), dedicado especificamente a prevenir os prejuízos causados pela despressurização da rede e interrupção do abastecimento. A contratação também incluiu um teste hidrostático, que garante a inexistência de vazamentos.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS