sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
21/11/2018 | 10:53

Mês da prematuridade chama a atenção da população para os cuidados e os direitos dos prematuros

Novembro ganha tons de roxo para conscientizar a população sobre a prematuridade, ainda considerada a principal causa de morte infantil. Só neste ano, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Marieta registrou mais de 100 internações de bebês prematuros e mais de 90 internações na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). É considerado como prematuro o bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação. De acordo com o Ministério da Saúde, o nascimento de prematuros corresponde a cerca de 12% de nascidos vivos.

O baixo peso, a musculatura fraca, a dificuldade na sucção e deglutição são algumas das características da prematuridade, mas com cuidados médicos e fé dos familiares, é possível que o bebê prematuro se recupere durante a internação na UTI Neonatal. A enfermeira responsável pela UTI Neonatal do Hospital Marieta, Larissa Silva, explica alguns tópicos importantes para que a população seja conscientizada sobre a prematuridade. Garantido por lei, todo bebê prematuro tem direito aos cuidados médicos realizados por uma equipe multidisciplinar que seja capacitada para o desenvolvimento saudável dele.

 

A prematuridade ainda é a principal causa de morte infantil. Qual a importância da conscientização da população sobre a causa? De que forma podemos reverter essa realidade?

Precisamos conscientizar a população sobre a prematuridade, que infelizmente ainda é a principal causa de morte infantil, pois alguns quadros podem ser revertidos com um pré-natal efetivo. Temos fatores de risco que podem levar à gestante a um parto prematuro, como o histórico (quando a mãe já precisou passar por um parto prematuro anteriormente), doenças relacionadas ao útero ou colo de útero, doenças crônicas de saúde, como pressão arterial alta e diabetes, tabagismo e consumo de álcool. Quando existem esses fatores de risco, o acompanhamento correto no pré-natal poderá, em alguns casos, reverter a prematuridade.

 

Durante a internação na UTI, quais as complicações mais comuns?

 As complicações mais comuns são as infecções e a imaturidade pulmonar (problemas respiratórios). Há também as complicações cardíacas, intestinais e, em alguns casos de prematuridade mais extremas, podem ocorrer complicações cerebrais. Na UTI e UCI Neonatal trabalhamos com uma equipe multidisciplinar e os cuidados com o bebê prematuro são vários.

 

O que é o método canguru e como ele pode ser eficaz para a saúde do bebê prematuro? Existem outros de cuidados neonatais mais “naturais” que também fazem bem ao bebê?

O método canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família. Recomenda-se a posição canguru o mais precoce possível e a participação da dupla parental na rotina de cuidados neonatais. Ao adotar o método canguru, os laços maternos são reforçados, este afeto e o contato com a mãe são saudáveis e fundamentais, podendo auxiliar na recuperação e desenvolvimento do recém-nascido.

 

O bebê prematuro pode ter sequelas?

Sim. Quanto menor o peso e a idade gestacional ao nascimento, maior será o risco de sequelas. Algumas mais comuns são atrasos na aprendizagem, dificuldades no desenvolvimento, problemas de visão e audição.

 

            Casos de superação de prematuros

Luiza Vitória não tem este nome à toa. Recebeu o complemento ainda na maternidade, durante os 76 dias em que esteve internada na UTI Neonatal. Nasceu com 765 gramas e, hoje, quase 11 anos depois, ela é uma moça inteligente e repleta de amor aos colaboradores do Hospital Marieta. Ela participou do evento que celebrou a superação, comemorando 10 grandes casos que conseguiram superar as adversidades do início da vida.

Nicolas é um garoto espoleta, como todos de sua faixa etária de quatro anos. Mas ele nasceu prematuro porque o cordão umbilical enroscou e debilitou seu crescimento ainda na gestação. Veio ao mundo e precisou ficar dois meses internado. Hoje a família inteira comemora a recuperação e o seu bem-estar e saúde.

 

Internações de prematuros na UTI Neonatal - Hospital Marieta

2015 - 179 internações

2016 - 172 internações

2017 - 179 internações

2018 (até outubro) - 172

 

Internações de prematuros na UCI - Hospital Marieta

2015: 266 internações

2016: 258 internações

2017: 314 internações

2018 (até outubro): 286


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS